artigos
Convibra Conference - A GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTEMPORANEAS BRASILEIRAS
A GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTEMPORANEAS BRASILEIRAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 15


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kelly Cristiana Castro Alves

ABSTRACT
A gestão de pessoas nas empresas encontra-se ligada a liderança de gerenciar e administrar capital humano, é um dos principais focos que as empresas tem que possuir, um bem imaterial riquíssimo que merece ser cuidado e explorado em todos os aspectos relacionados que proporcionem ao sujeito um bem-estar. Também é comum observar que o setor dos Recursos Humanos é o “coração” de toda organização, pois é nele que perpassam todos os colaboradores da empresa. Porém, não é apenas recrutar um colaborar e estabelecer regras para o seu andamento dentro da organização, mas sim preocupar-se com as relações intrapessoal e interpessoal de cada membro da empresa. A gestão de pessoas se encontra ligada as mais variadas práticas que serão aplicadas em uma organização para que  esteja em funcionamento constante. Isto é, tem como foco cuidar das pessoas e promover o seu desenvolvimento profissional e pessoal, causando nelas o bem-estar. A proposta desta pesquisa bibliográfica é mostrar o cenário da gestão de pessoas nas organizações contemporâneas brasileiras. Os resultados demonstraram que com as modificações no mercado mundial, principalmente, a gestão de pessoas no cenário nacional tem como desafios os seguintes aspectos: garantia de que as necessidades da empresa e dos colaboradores sejam atendidos; administrar conflitos para não proporcionar uma quebra na eficiência do time que compõe a empresa; Administrar e gerenciar a cultura organizacional; aperfeiçoamento dos processos internos; desenvolver capacitação dos colaboradores; investir em planos de carreiras para o desenvolvimento pessoal; e, investir na comunicação assertiva e eficiente aos colaboradores para que não haja problemas interpessoais que impactam na organização. Por fim, observa-se que nos dias de hoje os desafios são muitos, mas é necessário ter a concepção de
que as empresas brasileiras necessitam evidenciar a importância que a gestão de pessoas tem no processo de elevação de seus investimentos e lucros.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.