artigos
Convibra Conference - Vivências e Percepções das Usuárias Frente Ao Método de Ovulação Billings
Vivências e Percepções das Usuárias Frente Ao Método de Ovulação Billings

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 9


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabela Ferreira Dias Rodrigues , Karina Duarte Freitas , Ana Carolina Oliveira , Mayara Lopes Nascimento , Flávia Andrade Almeida

ABSTRACT
O método de Ovulação Billings é um dos métodos classificados como comportamentais utilizados para espaçar a gravidez, através da identificação do período fértil da mulher. Esse estudo teve como objetivo compreender as vivências e percepções das mulheres frente à utilização do MOB. Entende-se que o reconhecimento dos desafios frente à escolha do MOB poderá subsidiar reflexões para adoção de estratégias de fortalecimento da autonomia da mulher quanto ao método anticoncepcional mais adequado. Os sujeitos da pesquisa foram mulheres em idade reprodutiva e usuárias do Método de Ovulação Billings. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada individual gravada, sendo utilizada a Técnica Snowball Sampling. Os resultados permitiram verificar que a influência religiosa, o temor a Deus e a corresponsabilização do parceiro influenciaram diretamente na escolha do MOB como método para o planejamento familiar. Verificou-se também que, as mulheres não encontraram apoio por parte dos profissionais da saúde quando decidiram pela escolha de um método não hormonal. Os serviços de saúde de atenção a mulher devem preconizar estratégias que possam desenvolver o autoconhecimento da mulher sobre o seu corpo, apresentando todos os métodos disponíveis, devendo sempre respeitar a escolha do que melhor se encaixe às características do seu corpo, seus valores e crenças.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.