A Utilização do Marketing Digital nas Redes Sociais Por Empreendedores de Duque de Caxias-Rj.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 314


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raja Khalil , Claudio De Souza Gimenez , Ismael Garcia Estrada

ABSTRACT
O presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos da utilização do marketing digital nas redes sociais por empreendedores de diversos tamanhos e ramos localizados no município de Duque de Caxias, RJ por intermédio de uma pesquisa de caráter exploratória e quantitativa. Para tanto, de início foram apresentados os principais conceitos relacionados a marketing e marketing digital, para posteriormente, pesquisar na prática se os empreendedores entrevistados utilizavam essas ferramentas e se tinham obtido melhores resultados financeiros através disso. Tendo isso em vista, utilizou-se autores tradicionais da área de marketing e marketing digital para estabelecer uma fundamentação acerca do tema e foi utilizado um questionário online para entrevistar os empreendedores participantes. Após a elaboração, o formulário foi enviado através de redes sociais com o Facebook, Instagram e aplicativos de mensagens como o Whatsapp para os participantes. Com isso, foram coletados 53 (cinquenta e três) respostas com diferentes empreendedores e através da análise desses resultados pode se constatar que a maioria dos entrevistados se enquadram no conceito de empreendedorismo por necessidade, empreendiam sem possuir nenhum registro legal, possuíam contas profissionais no Facebook e no Instagram pois estas redes os ajudam na divulgação de seus produtos e serviços e, por isso, obtiveram aumento no seu capital após adentrarem nas redes sociais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eder Luz Xavier Dos Santos 23-11-2022 16:10:52

Caros autores, o trabalho ficou bem escrito, a pesquisa contemplou inúmeros segmentos de mercado, porém, senti falta de materiais e métodos ou metodologia na construção da pesquisa. Colocaram introdução, referencial teórico e análise e resultados. Não foi possível identificar a abordagem de pesquisa. No mais o trabalho contribui para outros empreendedores tenha informações para tomada de decisões.

Foto do Usuário Lucas Gabriel De Souza Galvão 30-11-2022 15:50:47

Utilizar redes sociais e do marketing digital é indispensável para qualquer empreendimento, principalmente num período de pós pandemia, que obrigou pontos físicos de comercialização serem fechados por um período significativo. Muitos empreendedores iniciam por necessidade e não possuem conhecimento necessário para o gerenciamento de vendas em âmbito digital. O trabalho é relevante para a temática e contribui para as discussões sobre o marketing em redes sociais. Senti falta de um aprofundamento metodológico na pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.