artigos
Convibra Conference - CRÉDITO COOPERATIVO NO AGRONEGÓCIO DO TOCANTINS: DISTRIBUIÇÃO E APLICAÇÃO NO PERÍODO 2015 – 2020.
CRÉDITO COOPERATIVO NO AGRONEGÓCIO DO TOCANTINS: DISTRIBUIÇÃO E APLICAÇÃO NO PERÍODO 2015 – 2020.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 89


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alivinio Almeida , Erick Daniel Iopp

ABSTRACT
As cooperativas de modo geral estão presentes nas sociedades desde o início de sua formação histórica. A primeira foi criada em 1844, na Inglaterra, através da fundação de uma cooperativa de consumo que contava com o apoio de 28 tecelões. Em 1847, foi criada a primeira cooperativa de crédito no mundo, no povoado de Weyerbusch/Westerwald na Alemanha. A primeira cooperativa brasileira foi implantada no ano de 1889 visando prestar auxílio às viúvas que integravam a classe de renda baixa brasileira e para os sócios que demonstravam dificuldade em encontrar e permanecer no trabalho. A Caixa Rural de Nova Petrópolis foi inaugurada em 1902 e serviu como exemplo para as demais que foram surgindo no decorrer dos anos, por todo território nacional. No Estado do Tocantins, a primeira cooperativa de crédito foi fundada em 1991, visando contribuir para o avanço do agronegócio local. Nesse contexto de crédito cooperativo no Estado, este trabalho definiu seu objetivo: avaliar a participação do crédito cooperativo no agronegócio tocantinense. Para isso, baseado em dados do Banco Central do Brasil, notou-se a significativa participação das cooperativas de crédito rural, no período analisado. Em valores reais de 2015, o crescimento anual médio de recursos concedidos foi de cerca de 80% a.a. Além disso, os dados revelam uma grande amplitude de finalidades e porte de agricultores financiados no agronegócio tocantinense. Esse crescimento mostra como as cooperativas de crédito têm aumentado sua participação no mercado e alavancado a atividade rural no Tocantins, tornando-se uma fonte relevante de recursos para os produtores da região. 
Palavras-chaves: Cooperativas. Cooperativa de crédito. Tocantins. Crédito em Tocantins 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Myriam Angélica Dornelas 18-11-2022 16:03:00

Parabéns pelo trabalho! As Cooperativas de crédito têm crescido consideravelmente nos últimos anos e são realmente instituições de grande importância principalmente em municípios de menor porte. Mas ainda há muitos produtores rurais, seja por falta de conhecimento ou informação, ou até mesmo por fatores culturais deixam de procurar por serviços de crédito e melhorar as condições de instalações, infraestrutura, mesmo o crédito de custeio ou de comercialização via cooperativas. O que vocês acham que poderia ser feito para que houvesse um maior estímulo para que os produtores rurais utilizassem estes serviços com mais frequência (juntamente com cuidado e planejamento, sem se endividarem incorretamente)?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.