Desenvolvimento de Um Chatbot Para Atendimento Clínico e Hospitalar em Tempos de Pandemia da Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Temas Correlatos: Economia da Saúde;

Acessos neste artigo: 276


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wellington Sousa Aguiar , Leandro Herculano De Araújo , Cássio Pinheiro De Oliveira , Henrique Nogueira Da Gama Mota , Juan Carlos Ferreira Araújo

ABSTRACT
Tendo em vista os acontecimentos mundiais vigentes — pandemia de covid-19 —, uma proposta de solução para atendimentos presenciais em recepções de redes de saúde, pública ou privada, foi planejada; segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), aglomerações e níveis de circulação de pessoas em locais externos às residências deveriam ser reduzidos, no entanto, como fazer uma redução em locais cujo população tem a necessidade diária ou mensal de frequentar? O objetivo dessa pesquisa é utilizar os recursos oferecidos pela Inteligência Artificial (IA), disponibilizar um chatbot que cumpra boa parte dos atendimentos presenciais, com o objetivo de oferecer: disponibilização integral, rapidez no atendimento, acessibilidade e praticidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada, onde buscamos soluções tecnológicas para problemas do mundo real. Foi utilizada também a pesquisa bibliográfica para dar sustentação os conceitos do referencial teórico. Os principais resultados apurados mostram uma elevação na interação entre usuários e o novo recurso de atendimento, a proposta cria uma certa comodidade benéfica aos usuários, eliminando deslocamentos desnecessários e perda de tempo em filas telefônicas. Concluindo, o nível de acurácia obtido com o projeto foi satisfatório, os usuários continuam utilizando os demais recursos de atendimento como: telefonia, e-mail ou presencial; no entanto, dessa vez como mecanismo de suporte caso sejam direcionados ao CHATBOT.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Maria Rodrigues Moreira 21-11-2022 09:40:21

Excelente tema. Parabéns.

Trabalho excepcional e de alta relevância! Frente as necessidades que surgem nesses ambientes e a forma como as tecnologias são exploradas para melhorar a comunicação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.