artigos
Convibra Conference - O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS EMPREGADOS E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS EMPREGADOS E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 93


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andrea Cristina De Souza Silva

ABSTRACT
O presente trabalho trouxe a importância inquestionável do processo de treinamento e desenvolvimento do Capital Humano, pois as principais finalidades da T&D são adequações das pessoa à cultura da empresa, mudanças de atitudes, desenvolvemento de pessoas, adaptação das pessoas para lidar com a modernização da empresa, desfrutar da competência humana, preparar pessoas para serem remanejadas, passar informações adiante e reduzir cursos na busca o objetivos empresariais. Isso não significa que não possa haver outras e sim que essa são as mais corriqueiras. Mas, para atingir tais metas e resultados com a capacitação e treinamento dos seu funcionários, os gerentes de pessoas estão cada vez mais aderindo à tecnologia da informação, no intuito de obter mais efetividade e eficiência em seus resultados. Desta forma, foi dado enfoque também nos avanços nos processos de aprendizagens, por meio do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação nesse processo, como ferramenta de grande ajuda e relevância para a área de Gestão de pessoas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em identificar como as novas tecnologias podem auxiliar a Gestão de Pessoas no processo de capacitação e treinamento de seus funcionários. Para talnto, usou-se de pesquisa bibliográfica e qualitativa, onde foram analisados artigos publicados de 2019 até 2021, e livros de autores como Chiavenato (2014) e Araújo, e Garcia (2009). Ao final conclui-se que aos poucos as empresas foram agregando valor aos seus processos de T&D, e aderindo a Workshop, Coaching, Mentoring, Teleconferências/videoconferência, intranet/internet, hoje envia as mesmas fazem uso de E-learning, gamificação, redes sociais, sendo por tanto; diversas as possibilidades de se usar a TICS no processo de Treinamento e Capacitação dos funcionários.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 15-11-2022 13:49:20

O título do trabalho é muito interessante e parabenizo a autora pelo esforço na busca pelo tema. A autora utiliza vários teóricos, porém existe muita citação direta o que não é recomendado para um artigo. Poderia ter realizado um quadro semelhante ao apresentado sobre treinamento (Tabela 2 - aqui é um Quadro) por Picchiai e Fernandes (2019, p. 113). Aconselho rever (excluir) os autores de livros e focar mais em artigos de alto impacto científico que abordem o tema. Recomendo verificar as normas da ABNT sobre a diferença entre quadro e tabela. Achei estrando a fundamentação teórica vir antes da metodologia. Por ser uma pesquisa bibliográfica é melhor substituir o item 'conclusões' por 'considerações finais'. Espero ter ajudado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.