A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS ÁGEIS PARA O FOMENTO DE PRÁTICAS DE INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA PESQUISA DE CAMPO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 152


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nathalia Wildt De Paiva Hintze Da Costa , Rafael Mozart Da Silva

ABSTRACT
Esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar uma análise do grau de inovação das micro e pequenas empresas da região metropolitana de Porto Alegre atendidas pelo Programa Agente Locais de Inovação (ALI) no ciclo 1 de 2021. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza como metodologia aplicada de abordagem qualitativa e classificada como exploratória e cujo procedimento técnico utilizado foi a pesquisa de campo. Como resultados obtidos neste estudo, observou-se que as empresas analisadas colocaram em prática ações de inovação para enfrentar o cenário pandêmico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Francisco José Lampkowski 13-11-2022 20:56:11

Artigo importante no presente momento. Bem construído e desenvolvido. Ressalva quantos aos gráficos apresentados; dificuldade na leitura das legendas e nalguns, faltou a legenda. Proposta da metodologia e aplicação bem resolvidos na modelagem proposta, acompanhamento dos dados e resultados obtidos. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Joivan Do Valle Araujo 14-11-2022 22:05:31

Superou o número máximo de páginas. Tema bastante interessante. O artigo possui algumas características que precisam ser repensadas: Metodologia: deve conter o caminho que os autores adotaram para chegar o seu resultado. Com isso, uma outra pessoa pode refazer o estudo como forma de auditoria ou utilizá-lo em problemas semelhantes. Não deveria estar contaminada com definições ou referência bibliográficas: ''O Manual de Oslo (2011) diz que uma empresa inovadora é aquela que introduziu uma inovação durante o período em análise. Essas inovações não precisam ter sido um sucesso comercial: muitas inovações fracassam. A proposta da metodologia é o teste. Não é possível saber se um teste dará certo, mas só é possível saber e aprimorá-lo, planejando-o e colocando-o em prática. Basicamente esse é o teste de uma hipótese. Conforme o Guia de Ferramentas da Metodologia ALI, “o protótipo nada mais é do que idealização e representação daquilo que se pensa como solução. Transformar a ideia em algo palpável e concreto é uma espécie de modelo-teste, usado para ver se o resultado atende as expectativas de impacto no respectivo negócio” (SEBRAE, 2020).'' ARESENTAÇÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS (ajustar a palavra apresentação). A apresentação deveria, inicialmente, caracterizar as empresas em forma de tabela, por exemplo. Vide Quadro 4: Evolução da produtividade nas empresas. As citações das empresas estão espalhadas. A forma de cálculo de 4.2. INDICADOR DE PRODUTIVIDADE deveria estar na metodologia e não na apresentação de resultados. Após os ajustes, o artigo servirá como uma das ótimas referências do trabalho do ALI já publicadas.

Foto do Usuário Simone Chollet Saraiva 23-11-2022 15:45:54

Artigo bem desenvolvido, de fácil compreensão. Resumo bem definido. A conclusão touxe resultados importantes à pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.