artigos
Convibra Conference - Doenças Mentais: Afastamento e Retorno Ao Trabalho
Doenças Mentais: Afastamento e Retorno Ao Trabalho

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 86


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antonio Francisco Corno

ABSTRACT
O afastamento do trabalho para se recuperar de um problema de saúde, que pode ter sido gerado pelo próprio trabalho, é marcado social e historicamente pela incapacidade para o trabalho e pela insegurança. Essa experiência é ainda intensificada pelo aumento das exigências trazidas pela flexibilização do trabalho, pelo risco do desemprego e pelas dificuldades legais e institucionais encontrados pelo trabalhador afastado junto ao instituto de Previdência (RAMOS et al, 2008).
Realizou-se um estudo de revisão narrativa em 24 artigos visando de identificar: o objetivo do estudo, o método utilizado e se houve intervenção no local de trabalho.
O resultado do trabalho sugere a necessidade de um olhar mais atento sobre o trabalho de forma a transformá-lo, mitigando o risco de danos à saúde e bem-estar do trabalhador e consequentemente reduzindo absenteísmo e do presenteísmo motivado por doença mental.

PALAVRAS-CHAVE: Doenças mentais; Afastamento; Retorno ao trabalho; Ergonomia

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.