Ensaio Teórico Sobre os Docentes do Ensino Superior e as Implicações da Pandemia da Covid-19 na Profissão

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 297


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Francilurdes Nery Do Vale , Lúcia Rejane Da Rosa Gama Madruga , Liana Holanda Nepomuceno Nobre , Juliana Carvalho De Sousa , Joyce Silva Soares De Lima , Alana Joisse Neres Do Vale Braz , Andressa Paiva Porto , Tenessee Andrade Nunes , Levi Cunha Braga

ABSTRACT
Este ensaio teórico tem como objetivo contribuir com as discussões acerca da profissão docente, trazendo a contextualização histórica da profissão no Brasil e no mundo, a origem das universidades e a prática docente no ensino superior até a atualidade, momento em que os professores enfrentam o ensino remoto emergencial decorrente da pandemia da covid-19. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Através deste ensaio teórico, pretende-se gerar reflexões sobre a realidade vivida pelos docentes ao longo da história.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Texto riquíssimo sobre a evolução do ensino e sobre tantos problemas na atualidade que foram enfrentados pelos docentes no contexto pandêmico. Na página 14 do seu trabalho, você me chamou à atenção sobre uma habilidade, a proatividade, que os docentes e seus discentes tiveram que ter e desenvolver, além de muitas outras, para se adaptarem à nova realidade. Adorei a inserção dessa habilidade no seu texto e pesquisa, visto que essa é uma habilidade da Inteligência Emocional que faz muita diferença entre os resultados que esperamos, pois quem tem essa habilidade se coloca à frente, identificando um problema ou necessidade e busca soluções para que a adequação seja menos problemática. Minha pergunta é: Você acredita que a proatividade pode ter sido uma habilidade crucial para que todo o processo tecnológico inserido trouxesse algum resultado positivo? Parabéns pelo excelente artigo!.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.