artigos
Convibra Conference - Logística reversa e sustentabilidade aplicada a um projeto de extensão do IFSP campus Suzano
Logística reversa e sustentabilidade aplicada a um projeto de extensão do IFSP campus Suzano

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ambiental - uso de recursos naturais

Temas Correlatos: ESG e o mercado;

Acessos neste artigo: 83


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Oswaldo Ferreira Martins Junior , Murilo Henrique Martins , Márcia Regina Barbosa Rodrigues , Julio Maria De Souza , Valmir Alves Ventura

ABSTRACT
O artigo tem o intuito de mostrar a importância da logística reversa e seu impacto no meio ambiente, aplicado ao projeto de extensão em “capacitação de produção de calçados recicláveis” que está sendo realizado no IFSP campus Suzano. O objetivo é demonstrar que a logística reversa pode ser uma alternativa eficiente que contribui para a redução da poluição produzida pelas organizações e a população em geral. A logística reversa é uma alternativa viável que minimiza drasticamente o impacto ambiental e que possui inúmeros benefícios financeiros e econômicos para todos. A logística reversa é uma ferramenta que incentiva as pessoas e as empresas a serem mais sustentáveis e cria novas oportunidades para a população, permitindo a recuperação e melhoria dos recursos. O projeto de extensão em “capacitação de produção de calçados recicláveis” que está sendo realizado no IFSP campus Suzano tem como público alvo mulheres em situações vulneráveis, capacitando essas mulheres, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade, para a produção de sandálias com a utilização de materiais recicláveis, por meio de oficinas gratuitas em parceria com a prefeitura do município de Suzano e com o SEBRAE - escritório Alto Tietê. A utilização de sandálias tem crescido largamente, tanto no público feminino, como também no masculino, por fatores como tendência de moda, baixo custo e redução de custo logístico com a produção regional. Como resultado, espera-se a capacitação das participantes para produção e comercialização independentes ou intermediadas através de cooperativa ou empresa interessada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.