artigos
Convibra Conference - Qualidade de Vida no Trabalho Durante a Pandemia da COVID-19: um estudo com servidores de um setor de um órgão público
Qualidade de Vida no Trabalho Durante a Pandemia da COVID-19: um estudo com servidores de um setor de um órgão público

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Comportamento Organizacional;

Acessos neste artigo: 79


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Anderson Fernandes Barros , Mariana Carolina Barbosa Rêgo

ABSTRACT
Este trabalho buscou identificar a percepção da qualidade de vida no trabalho dos servidores de um setor de gestão de pessoas de um órgão público durante a pandemia da COVID-19, tendo como objetivos específicos identificar os pontos positivos e negativos percebidos pelos servidores em relação à QVT e também descrever as principais diferenças notadas pelos colaboradores com a implantação do regime de trabalho remoto. Os dados foram coletados por meio de um questionário baseado no trabalho de Walton (1973), onde são analisadas oito categorias que abordam diversos aspectos da qualidade de vida no trabalho, além de ter sido criada uma nona dimensão com a finalidade de obter resultados mais específicos sobre a percepção dos servidores acerca da QVT enquanto estavam em teletrabalho. A pesquisa foi aplicada em um setor de gestão de pessoas que trata de demandas internas do órgão, onde todos os 21 colaboradores contribuíram com as respostas. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva. Os resultados obtidos indicam que a organização estudada apresenta QVT considerada positiva, com destaque para as categorias “Integração social na organização” e “Uso ou desenvolvimento de capacidades”. Por outro lado, também foram identificados aspectos que obtiveram médias menores de satisfação, como “Oportunidade de crescimento e segurança. Por fim, foi percebido pelos servidores que com a implantação do regime de teletrabalho a QVT foi dificultada por questões de estrutura tecnológica e pela dificuldade na comunicação, o que afetou as relações interpessoais entre as equipes de trabalho. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Evellin Oikawa Barros Gonçalves 10-11-2022 09:49:40

Parabéns pelo artigo! Considero a temática apresentada muito relevante para o momento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.