Comprometimento e Bem-Estar no Serviço Público em Uma Secretaria do GDF

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Comportamento Organizacional;

Acessos neste artigo: 313


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Yuri Gomes Rodrigues , Mariana Carolina Barbosa Rêgo , Marcos Junior De Moura-Paula , Tatiane Alves De Melo

ABSTRACT
O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre bem-estar e comprometimento de servidores de uma Secretaria do Governo do Distrito Federal. Foram aplicados questionários contendo escalas das duas variáveis e a amostra alcançada foi de 126 participantes (28% de taxa de retorno). Como resultados, foram identificados níveis positivos de bem-estar, principalmente de afetos positivos e realização, bem como de comprometimento, com foco no fator normativo (obrigação pelo desempenho). Os dados também indicam relação entre comprometimento e bem-estar, tornando evidente que quanto mais afetos positivos, maior o sentimento de realização, identificação e envolvimento com a organização, tornando suas atividades eficientes e eficazes. Recomenda-se que as organizações administrem com diligência o contexto organizacional, de forma a aumentar o bem-estar e os vínculos de comprometimento gerados pelos indivíduos, para o alcance dos objetivos da organização. Sugere-se, ainda, estudos mais aprofundados em outros órgãos da Administração Pública, abordando diferentes aspectos do ambiente de trabalho, suas relações com o bem-estar e outras variáveis do Comportamento Organizacional. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rosane Malvestiti 10-11-2022 12:17:15

Olá! Gostei da relação feita do bem-estar com o compromentimento dos servidores. Gostaria de saber quais variáveis foram consideradas no momento da afirmação que esta relação é positiva no sentido de quanto mais bem-estar for sentido maior será o comprometimento? Grata! A pergunta é apenas para meu entendimento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.