artigos
Convibra Conference - Conceito de Smart Cities Aplicado em Cidades de Pequeno Porte
Conceito de Smart Cities Aplicado em Cidades de Pequeno Porte

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 85


Certificado de participação:
Certificado de José Carlos Borges

Certificado de publicação:
Certificado de José Carlos Borges
Certificado de Rosani Cesário Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Carlos Borges , Rosani Cesário Pereira , Inara Antunes Vieira Willerding , Édis Mafra Lapolli

ABSTRACT
O presente artigo, visa contribuir com a temática desenvolvimento regional. Para tanto, foi desenvolvido um estudo com base nos conceitos de desenvolvimento baseado em conhecimento e smart cities (cidades inteligentes), com ênfase em cidades de pequeno porte. De modo, a estruturar a presente pesquisa foi realizado uma revisão da literatura, com base no conceito de cidades, cidades inteligentes, urbanização e desenvolvimento baseado em conhecimento com destaque em cidades de pequeno porte. Para tal, sente como objetivo, verificar a importância da aplicação do Desenvolvimento Baseado em Conhecimento em cidades de pequeno porte, sob a égide das smart cities. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, com finalidade exploratório-descritiva, adotando-se como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica para o arcabouço teórico e um levantamento de campo por meio de formulário com 40 pessoas respondentes, residentes das cidades de Anitápolis (Região da Grande Florianópolis) e Santa Rosa Lima (Região da Amurel), com uma população inferior a 3.500 habitantes. Como resultado, constatou-se que que as cidades não conhecem como deveriam a importância da aplicação do DBC e não estão preparadas para enfrentar os vários problemas oriundos do processo de urbanização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rafaéla Maria Moura Silva 09-11-2022 12:08:40

Que a população mundial está crescendo é um fato, nota-se no artigo a necessidade do desenvolvimento das cidades de modo inteligente, para assim evitarmos diversos futuros problemas.

Foto do Usuário Jowaner De Oliveira Araujo 17-11-2022 11:12:13

O Conceito de Smart Cities Aplicado em Cidades de Pequeno Porte sugere um estudo amplo e não de 2 cidades de SC. Ademais, escolheram uma parcela da população de 4 IES. Logo, Não é possível generalizá-lo. Não está clara a problemática ou objetivo do artigo. Por isso, refletiu na qualidade da conclusão. Na metodologia, o artigo informa que houve 87 respondentes. Na Apresentação de resultados, 40 respondentes. Ademais, percebi que tentaram enviar todas as informações analisadas. Sugiro melhorar a qualidade das imagens e rescrever o artigo. Caso supere as 18 páginas, escolher as informações mais significativas para o estudo. Por fim, as conclusões estão cheias de referências que deveriam estar no referencial teórico. Caso excepcional seria na sugestão de novos trabalho com base em algum já realizado. As conclusões deveriam responder se o objetivo da pesquisa foi ou não alcançado, quais são suas limitações, propostas para novos estudos As perguntas poderiam estar num anexo

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.