artigos
Convibra Conference - Teoria Institucional em estudos de operações e Cadeias de Suprimento
Teoria Institucional em estudos de operações e Cadeias de Suprimento

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Teoria das Organizações;

Acessos neste artigo: 69


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Regina Célia Nazar Fialho

ABSTRACT
Este artigo tem como objetivo mapear o uso da Teoria Institucional como perspectiva teórica em estudos de gestão de operações e cadeia de suprimentos nos últimos 20 anos a partir de uma revisão sistemática estruturada e identificar as principais práticas atreladas às pressões emergentes do ambiente organizacional. Os resultados mostram que as principais áreas temáticas ligadas às pressões emergentes do ambiente organizacional são sustentabilidade, responsabilidade social, globalização, colaboração, mobilidade e informatização, que definem uma conduta para que as empresas sejam socialmente aceitas. A identificação e o reconhecimento de tais lógicas institucionais podem auxiliar na tomada de decisão dos gestores da operação, tornando o processo de ações estratégicas mais consciente e alinhado aos resultados que a se desejam alcançar. A originalidade deste artigo está no enfoque analítico e em um horizonte de tempo, que não foi mapeado até o momento. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eder Luz Xavier Dos Santos 23-11-2022 16:04:26

O trabalho contemplou em seu escopo a perspectiva bibliométrica, visto que faz um levantamento de artigos produzidos nos últimos 20 anos, portanto contribui de forma efetiva para a pesquisa atual e futura de outros pesquisadores na área da logística. Creio que poderia ser um pouco mais enxuto em alguns aspectos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.