Análise da Microbiota Fúngica do Solo de Pomares de Jabuticabeiras no Município de Hidrolândia - Go

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Temas Correlatos: Fitopatologia;

Acessos neste artigo: 324


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tais Ferreira De Almeida , Frederico Ataide Teixeira De Mello

ABSTRACT
O município de Hidrolândia se destaca como o maior produtor nacional de jabuticaba, sendo esta, uma importante atividade da agricultura familiar. Além do comércio in natura, a fruta movimenta o turismo rural e o comércio de produtos derivados do processamento da fruta, como geleias, cachaça, licor, molhos, doces e outros produtos. Devido à falta de informações e estudos sobre o cultivo das jabuticabeiras, esse trabalho tem por objetivo, analisar a microbiota fúngica do solo de pomares de jabuticabeiras no município de Hidrolândia e região. Foram selecionados dez produtores, com pomares de diferentes tamanhos e idade. Amostras de solo foram coletadas em caminhamento “W” e analisadas em laboratório em relação à presença de fungos. A análise da microbiota fúngica do solo foi realizada através do método de diluição sendo quantificados em unidades formadoras de colônias (UFC´s) em meio BDA. Os resultados indicaram a presença de fungos, Aspergillus, Clasdoporium, Eurotium, Fusarium, Penicilium, Rhizopus e Trichoderma. A presença de Fusarium mesmo em proporções pequenas merece atenção, visto serem fungos com potencial toxigênico e de deterioração que podem comprometer o sistema radicular.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns aos autores pelo trabalho! A descoberta e a compreensão da composição microbiológica associada a espécies vegetais é de suma importância para a pesquisa agrícola.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.