artigos
Convibra Conference - Desempenho Agronômico do Milho Submetido a Ausência de Micronutrientes no Sul do Amazonas
Desempenho Agronômico do Milho Submetido a Ausência de Micronutrientes no Sul do Amazonas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joel Marx Gomes De Lima , Elilson Gomes De Brito Filho , Santiago Alves De Oliveira , Mayra Alves Do Nascimento , Wellington Dos Santos Junior , José Matheus Da Silva

ABSTRACT
O milho é o cereal de maior volume de produção no mundo, com aproximadamente 960 milhões de toneladas. O Brasil está na lista dos maiores produtores. Os micronutrientes são elementos químicos essenciais para o crescimento das plantas. A área de estudo localiza-se no município de Humaitá Amazonas, mais precisamente na fazenda experimental da Universidade Federal do Amazonas, localizada na BR230 sentido Humaitá- km 5 e na casa de vegetação do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM. O primeiro procedimento após o cálculo para recomendação foi a incorporação do calcário ao solo, onde foi utilizado calcário de PRNT 98% e a partir dos dados de análise de solo da área, a recomendação seria 4,52t/há, assim para cada vaso ficou 17,17g de calcário a ser aplicado, após a aplicação do calcário umedeceu-se o solo e esperou-se 28 dias até a aplicação do adubo logo em seguida a semeadura, os adubos utilizados foram, para o fornecimento de nitrogênio foi utilizado a ureia na recomendação para a base de 44,44 kg/ha e para a cobertura de 222,22 kg/ha onde foram utilizados 0,1689g/balde para a base e 0,84g para a cobertura, para fornecimento de fósforo foi utilizado o Super fosfato simples (SPS) na formulação 555,55 kg/ha e 2,22g/balde, para fornecimento de potássio foi utilizado o Cloreto de Potássio (KCl) na formulação 120,69 kg/ha e 0,4586g/balde, para fornecimento de micronutrientes foi utilizado o FTEBR12 com formulação de 120,69 kg/ha e 0,084 g/balde, porém este só foi utilizado em dois baldes, pois este era o elemento faltante. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.