Desempenho da Biomassa Radicular em Áreas de Cerrado, Cerradão e Floresta no Sul do Amazonas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 232


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elilson Gomes De Brito Filho , Milton César Costa Campos , Guilherme Abadia Da Silva , Joel Marx Gomes De Lima , Mayra Alves Do Nascimento , Santiago Alves De Oliveira

ABSTRACT
O sistema radicular é responsável diretamente pelo crescimento e sustentação das plantas, é indispensável para obtenção de água e nutrientes do solo, as raízes são estruturas que detectam alterações ambientais e responde a mudanças sazonais e climáticas. Um ecossistema produtivo depende da quantidade de nutrientes que seus compartimentos oferecem, com isso, podemos observar a inter-relação de compartimentos de um ecossistema, aperfeiçoar técnica, seja ela de manejo ou reabilitação de áreas degrada e até recuperar uma área de vegetação. Portanto, o objetivo do trabalho é avaliar a biomassa radicular da área de cerrado, cerradão e floresta na região do sul do Amazonas. Este estudo foi desenvolvido na da região do sul do Amazonas, onde para avaliação da biomassa das raízes (menor que 2 mm) foram coletados em dois períodos do ano, período seco  (junho de 2018) e úmido (janeiro de 2019), a amostragem foram uma adaptação ao método do monólito, as raízes finas lavadas e recuperadas nesse processo foram secas em estufas de circulação de ar a 45° C, até peso constante e, posteriormente pesadas em balança analítica com 0,01g de precisão, os dados obtidos da análise foram analisados por meio de estatística descritiva, teste de tukey para comparação dos ambientes e teste t student para comparação do período chuvoso e seco. Constatou-se uma grande semelhança dos ambientes de floresta e cerradão e o período chuvoso favorece o crescimento do sistema radicular das plantas contribuindo para o desenvolvimento da vegetação, especial para áreas de cerrado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.