Atividade Enzimática de Proteases Comerciais em Proteínas de Semente de Abóbora

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Biotecnologia e bioecologia

Temas Correlatos: Tecnologia de Alimentos;

Acessos neste artigo: 328


Certificado de publicação:
Certificado de Jeferson Silva Cunha

Certificado de participação:
Certificado de Ana Flávia Coelho Pacheco

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela Zinato Pereira , Ana Flávia Coelho Pacheco , Jeferson Silva Cunha , Paulo Henrique Costa Paiva , Alline Artigiani Lima Tribst , Bruno Ricardo De Castro Leite Júnior

ABSTRACT
As sementes de abóbora são resíduos com elevado teor de proteínas. A hidrólise enzimática dessas proteínas é uma estratégia para geração de hidrolisados proteicos de alto valor agregado e elevada aplicação industrial. O processo de hidrólise é determinado por alguns fatores como a natureza e especificidade da enzima. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade enzimática da Flavourzyme®, Brauzyn® e Neutrase® utilizando proteínas de sementes de abóbora (PSA) como substrato. A Flavourzyme® teve a maior atividade enzimática relativa, enquanto que a Neutrase® a menor atividade enzimática relativa. A partir do experimento foi possível concluir que algumas características distintas das enzimas, bem como a sua especificidade, influenciaram na atividade enzimática de cada enzima. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcia Nalesso Costa Harder 05-06-2022 21:16:38

Interessante trabalho. Parabéns aos envolvidos!

Foto do Usuário Francisca Giselle Da Cruz 03-07-2022 11:38:06

Parabéns pelo trabalho. A metodologia de análise de proteínas - método de Bradford poderia ser testada, vcs têm interesse em estudos futuros?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.