Influência do Uso de Plantas de Cobertura Sobre o Comprimento de Espigas de Milho Cultivado em Sucessão

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 339


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Matheus Da Silva , Mayra Alves Do Nascimento , Elilson Gomes De Brito Filho , Lucas De Almeida Alves Araruna , Santiago Alves De Oliveira , Fabio Mielezrski

ABSTRACT
O milho é um cereal de grande importância para a alimentação mundial, e o sistema de plantio direto (SPD) se destacada no cultivo de grãos do Brasil. Portanto, o uso de plantas de cobertura está associado à melhoria da qualidade desse sistema, promovendo o aumento dos componentes de rendimento da cultura subsequente. Dessa forma, este trabalho objetiva avaliar o efeito do cultivo de plantas de cobertura sob a produtividade do milho com relação ao comprimento das espigas. O experimento foi realizado na Horta da Universidade Federal da Paraíba, em Areia-PB. Tendo como delineamento o uso de blocos casualizados (DBC) em esquema fatorial 2 x 2+1, contendo 2 [1 cultivar de milho (Robusta), 1 variedade de milho crioulo (Pontinha)] x 2 [2 espécies de plantas de cobertura – (Brachiaria ruziziensis e Crotalaria juncea)] e a testemunha sem nenhum tipo de cobertura, contendo 6 tratamentos com 4 repetições. Após o período de colheita dos grãos, foi feita a avaliação do comprimento das espigas de milho, por meio da medição da base até o ápice da espiga com o auxílio de uma régua graduada (cm). E os dados foram submetidos à análise de variância através do teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Em geral, os resultados demonstraram que as plantas de cobertura, principalmente a braquiária, influenciaram positivamente no comprimento das espigas de ambas as variedades de milho. Ademais a variedade de milho que apresentou melhor desempenho em sucessão das plantas de cobertura foi a variedade Robusta.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David Reado Setane Mufume 11-06-2022 09:34:07

Parabéns pelo trabalho. Acho que além de avaliar somente o comprimento da espiga poderia se avaliar também a produtividade da cultura do milho.

Foto do Usuário Job Alves Da Rocha Neto 10-07-2022 16:00:44

Ótimo trabalho. Creio que além do comprimento das espigas de milho, seria interessante ter avaliado outros parâmetros morfométricos dos indivíduos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.