artigos
Convibra Conference - EFICIÊNCIA TÉCNICA E ECONÔMICA NA PRODUÇÃO DE SOJA DE UMA PROPRIEDADE RURAL DE MATO GROSSO
EFICIÊNCIA TÉCNICA E ECONÔMICA NA PRODUÇÃO DE SOJA DE UMA PROPRIEDADE RURAL DE MATO GROSSO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia agrícola

Temas Correlatos: Agrotech;

Acessos neste artigo: 1


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Regina Piedade , Gláucia Miranda Ramirez , Sheila Cristina Ferreira Leite , Odair Henrique De Paulo Dias , Mario Matsuda Neto

ABSTRACT
Devido a relevância da discussão da produtividade na agricultura, torna-se necessário a otimização racional quanto ao uso dos recursos. Diante dessa afirmação buscou-se, como objetivo, analisar a eficiência técnica e econômica de uma propriedade rural em Poconé-MT. O método de abordagem utilizado no processo de investigação foi de caráter comparativo. O tipo de pesquisa foi exploratório e as fontes de informação foram extraídas dos dados do software de gestão financeira utilizado pela propriedade rural. Concluiu- se que: (i) as safras 2017/2018 e 2020/2021 foram as que apresentaram os melhores resultados; (ii) a propriedade estudada apresentou valores superiores de produtividade quando comparados as demais propriedades da região centro-sul de Mato Grosso; (iii) como passar do tempo a produtividade entre os talhões ficou mais homogênea, possivelmente pelo uso de técnicas da agricultura de precisão; (iv) o COE (Custo Operacional Efetivo) da propriedade apresentou valores superiores aos dos modais das demais propriedades da região centro-sul de Mato Grosso; (v) apesar da propriedade apresentar valores superiores de produtividade, quando se compara lucratividade, ela fica abaixo das demais propriedades comparadas. Informação importante e de destaque foi a de que a Fazenda Lagoa Dourada participou e conquistou o título de campeã estadual de produtividade pelo Comitê Estratégico de Soja Brasil (CESB), edição 2017/2018, atingindo recorde de produtividade em Mato Grosso, entretanto a lucratividade foi de apenas 5,73%. Com isso pode-se notar que o talhão que teve a melhor eficiência técnica, não se destacou na eficiência econômica.

Palavras-chave: Agronegócio; Gestão estratégica de Custo, Glycine max L..

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.