Polímero hidroredentor no desenvolvimento do cajueiro anão precoce submetido a diferentes níveis de adubação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 185


Certificado de publicação:
Certificado de Matheus Neiva Batista

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Matheus Neiva Batista , Hermeson Dos Santos Vitorino , Paulo Antônio Rocha Brito Aguiar , Rodrigo Ribeiro Da Silva , Francisco Das Chagas Barbosa Da Silva

ABSTRACT
Regiões que apresentam instabilidade de chuvas e prolongados períodos de escassez hídrica enfrentam diversos problemas no abastecimento de água durante o ciclo das culturas, expondo assim produtores a situações de vulnerabilidade. Uma opção, para a falta de água em algumas regiões, é a aplicação de condicionadores de solo, que demonstram a capacidade de reter água, tornando-a mais disponível para o sistema radicular das plantas por um maior período. Portanto, o objetivo do trabalho foi analisar o desenvolvimento de plantas de cajueiro anão precoce sob diferentes doses de um polímero gel e níveis de adubação. O experimento foi realizado na área experimental de zona periurbana de Picos, em uma comunidade conhecida como Cipaúba. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, utilizando três repetições de cada. As doses empregadas de adubação foram de 0%,50% e 100% NPK, sendo respectivamente 2,0 kg de Ureia,1,2 kg de Cloreto de Potássio e 15,0 kg de Super Fosfato Simples, já no caso do hidrogel foram doses de 0 gL-1,5 gL-1 e 10 gL-1. Foram mensuradas as análises de medidas de altura, espessura do colo e número de folhas. Na estatística os dados foram analisados através de análise de regressão, pelo programa estatístico SISVAR 5.6. De acordo com os resultados, tratamentos analisados não obtiveram diferença significativa nos parâmetros de medição analisados, além de terem apresentado uma mortalidade maior na dose de hidrogel mais elevada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edson Pereira Da Mota 05-07-2022 11:36:40

Trabalho muito bom, metodologia clara e bem descrita. Você acha que se fossem realizadas análises do estado nutricional, haveria um reflexo na otimização de uso dos fertilizantes?

Foto do Usuário Edson Pereira Da Mota 05-07-2022 11:37:31

Desculpe, esqueci de clicar nas estrelas da avaliação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.