artigos
Convibra Conference - Efeito de Diferentes Substratos na Germinação da Rucula
Efeito de Diferentes Substratos na Germinação da Rucula

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 19


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Neves Verde , Natália Fernandes Rodrigues , Gabriela Martins Correa , Silvio Roberto De Lucena Tavares , Cristina Moll Hüther

ABSTRACT
A rúcula (Eruca sativa) é uma hortaliça folhosa que tem maior facilidade de adaptabilidade em regiões em que o clima é mais ameno. Esta espécie herbácea apresenta um crescente aumento no seu consumo nacional, assim, havendo necessidade acelerar a velocidade de sua germinação para suprir a produção, além de maior aproveitamento de sementes com maior vigor germinativo. O estudo teve como objetivo demonstrar a influência de dois substratos diferentes no processo de germinação das sementes. O experimento foi conduzido em uma casa de vegetação, localizada em Niterói, RJ. Fez-se uso de uma cultura e dois substratos, sendo o substrato S1 comercial composto por casca de pinus, terra e compostos orgânicos e o substrato S2 composto por 84% de húmus de minhoca, 1% de torta de mamona e 15% de carvão fino. Após a semeadura, as sementes foram irrigadas e contabilizadas diariamente, desde o marco zero, até o momento em que o número de nascimentos de plântulas foi estabilizado em ambos os tratamentos. Os percentuais de germinação e índice de velocidade de germinação (IVG) foram analisados e os resultados apontam para o substrato S1 como mais eficiente na velocidade durante o processo de desenvolvimento da germinação das sementes, como também no aproveitamento delas, quando comparado com o outro substrato (S2).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Henrique Guilhon De Castro 28-06-2022 15:17:33

O presente estudo objetivou avaliar a germinação da rúcula em dois substratos diferentes, de forma a avaliar em qual obteve-se maior percentagem de sementes germinadas. Algumas referências citadas no tópico “Referências” não estão nas normas do congresso. A conclusão pode ser mais abrangente sendo que foram citados apenas parte dos resultados encontrados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.