GERMINAÇÃO DE DUAS VARIEDADES DE SHISÔ EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Horticultura;

Acessos neste artigo: 319


Certificado de publicação:
Certificado de Cristina Moll Hüther

Certificado de participação:
Certificado de Cristina Moll Hüther

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Julia Ramos De Oliveira , Cristina Moll Hüther , Daniel Moncada Pereira Marques , Nicole Pereira De Souza Rocha , Natália Fernandes Rodrigues

ABSTRACT
Perilla frutescens L. é uma planta medicinal conhecida como shisô ou perila, oriunda do continente asiático. Por ser uma fonte rica de ômega 3, possui alto valor nutricional e seus compostos bioativos promovem ação fitoterápica. As diversas qualidades do shisô o tornam um produto de grande potencial econômico, porém no Brasil seu cultivo é escasso. O objetivo do estudo foi verificar a influência de diferentes condições de luminosidade no processo germinativo de duas variedades de Perilla frutescens de modo a obter as informações adequadas para o cultivo dessa espécie. Como tratamentos, expôs-se duas variedades de P. frutescens (roxa e verde) a diferentes níveis de luminosidade (70% e pleno sol), obtendo-se assim quatro combinações, cada uma disposta em bandeja de 200 células contendo substrato Plantmax. A germinação iniciou-se cinco dias após a semeadura (DAS), estabilizando-se 15 DAS. As espécies expostas ao pleno sol ficaram mais expostas a estresses abióticos, resultando em uma baixa taxa de germinação, sem diferença estatística entre as variedades. Já no sombreamento de 70%, a variedade roxa sobressaiu em relação à verde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.