Uso de Bioextratos Vegetais no Controle de Pragas na Cultura da Soja

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia e Produção Vegetal;

Acessos neste artigo: 301


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jair Garcia Neto , Nadiny Santos Muniz , Luana De Souza Marinke , Rafaela Rodrigues Pinheiro , Luiz Vitor Barbosa De Oliveira

ABSTRACT
A ocorrência de pragas é um dos principais fatores que limitam a produtividade e a qualidade dos grãos da cultura da soja no mundo.  Para o controle efetivo destes insetos, a prática mais utilizada é o controle químico. Com isso, o estudo com produtos alternativos, como bioextratos vegetais, para o controle destas pragas se faz necessário visando uma agricultura mais sustentável. Objetivou-se avaliar a eficiência do uso de bioextratos vegetais como forma alternativa no controle de pragas. O experimento foi conduzido em ambiente protegido sob delineamento inteiramente casualizado, com 14 tratamentos com quatro repetições. As plantas foram pulverizadas com borrifador manual, em volume de calda equivalente a 150 L ha-1, nos estádios fenológicos V3, V5, R2 e R4, utilizando-se água não clorada e adjuvante. Foram avaliadas a ocorrência dos insetos ácaro-rajado (Tetranychus urticae) e mosca-branca (Bemisia tabaci). Os extratos vegetais aplicados demonstraram controle efetivo sobre as pragas avaliadas, com destaque para os produtos ASP, Phytotrat e associação deste com Titan FS. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Esmael Cunha Pinheiro 04-06-2022 09:43:28

Olá Jair e colaboradores! Quero parabenizar pelo trabalho. Realmente, para a maioria das culturas, o principal método de controle de pragas é o químico, por ser uma alternativa mais viável e de fácil uso, no entanto pode ocasionar em certas situações um prejuízo tanto para o produtor (problemas de saúde), quanto ambiental (contaminação de água, solo e outros), se não realizado de forma correta. Visto isso, estudos relacionados ao controle alternativo são de extrema importância para a agricultura. Minha pergunta é, não houve a possibilidade de realizar o experimento em condições natural (a céu aberto)?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.