Otimização das condições experimentais de deslignificação do resíduo de casca de acácia-negra (Acacia mearnsii de Wild)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 352


Certificado de participação:
Certificado de Tereza Longaray Rodrigues

Certificado de publicação:
Certificado de Tereza Longaray Rodrigues

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tereza Longaray Rodrigues , Paula Da Cruz Pedroso , Marcilio Machado Morais , Gabriela Silveira Da Rosa , André Ricardo Felkl De Almeida

ABSTRACT
O presente trabalho teve como objetivo a otimização das condições experimentais do tratamento alcalino dos resíduos de casca de acácia-negra através de um planejamento experimental fatorial 2³ do tipo DCCR, tendo como fatores a concentração de NaOH (2,64-9,36 %), a temperatura (39,8-90,2 °C) e o tempo (0,82-4,18 h) e como resposta o teor de lignina insolúvel. Através deste estudo foi possível perceber que os fatores com maior influência na resposta consistem na concentração da solução de NaOH e temperatura de reação. O modelo estatístico gerado foi capaz de descrever aproximadamente 78,94% dos dados experimentais, além de indicar as condições otimizadas do procedimento de deslignificação, as quais compreendem o emprego de solução de NaOH com concentração correspondente a 4,32%, a 90,2 °C durante 4,18 h. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Valier Augusto Sasso Junior 08-06-2022 13:38:30

Inicialmente, achei o trabalho muito pertinente e bem redigido. Parabéns à todos! Destarte, não posso deixar de comentar sobre a conclusão obtida, em que achei muito interessante o resultado corroborando para demonstrar a maior influência de concentração de NaOH e da temperatura como aqueles com maior influência na remoção de lignina, ainda mais pela condição otimizada não ter demonstrado alterações estruturais significativas na celulose.

Foto do Usuário Valier Augusto Sasso Junior 08-06-2022 14:33:30

No caso, pude observar que concentrações de NaOH acima de 6 podem ser prejudiciais, afetando na estrutura da celulose. Haveria uma concentração mínima, que representaria maior influência e não afete a celulose?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.