PRIMEIRO RELATO E DANOS CAUSADO POR Camponotus rufipes EM CULTIVOS DE PITAYA NO ESTADO DE SANTA CATARINA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Entomologia;

Acessos neste artigo: 402


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Mendes De Haro , Alessandro Borini Lone , Ricardo Sant'anna Martins

ABSTRACT
Pitaya é o nome dado aos frutos de diversas cactáceas de hábito trepador, cuja demanda comercial tem aumentado nos últimos anos. Essas demandas não estão sendo atendidas em sua plenitude, tendo em vista a falta de conhecimento de técnicos e pesquisadores sobre o manejo fitossanitário da cultura.  Sendo assim, objetivou-se esclarecer o agente causal dos danos causados em cultivos de pitaya de Santa Catarina, identificando a espécie e possíveis riscos da presença da mesma. Insetos foram coletados em propriedades produtivas no sul do estado de Santa Catarina, durante uma safra completa, principalmente em locais com registro de danos em frutos. Os insetos causadores dos danos foram identificados em laboratório. A espécie Camponotus rufipes, também conhecida como formiga-carpinteira, foi identificada danificando frutos, principalmente no final do ciclo reprodutivo da planta, durante o início do outono. Aparentemente, os ataques ocorrem em propriedades onde as plantas são conduzidas em palanques de madeira. Mais estudos são necessários visando conhecer a biologia, aperfeiçoar o controle e o manejo desta espécie.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Luiza Tomazi Pereira 02-06-2022 13:19:11

Olá Marcelo, muito interessante o trabalho que vocês têm desenvolvido em relação à produção de Pitaia, principalmente pela carência de informações sobre o cultivo no Estado. O relato observado através do trabalho traz dados pioneiros, por isso eu pergunto, na opinião de vocês a utilização de palanques de cimento resolveria o ataque das formigas?

Foto do Usuário Anne Chi Lin Sun 18-06-2022 10:45:59

Muito interessante, trabalho aborda sobre uma cultura não convencional. Parabéns! Duas perguntas: Qual seria o manejo adequado contra a formiga-carpinteira? Dos insetos-praga mais suscetíveis nessa cultura seria a formiga-carpinteira e os percevejos?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.