DESENVOLVIMENTO EM DIFERENTES TEMPERATURAS DE Telenomus podisi CRIADOS EM OVOS DE Euschistus heros FRESCOS E CRIOPRESERVADOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 327


Certificado de publicação:
Certificado de Regiane Cristina De Oliveira

Certificado de participação:
Certificado de Anne Chi Lin Sun

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Anne Chi Lin Sun , Nadja Nara Pereira Da Silva , Regiane Cristina De Oliveira , Carolane Benjamin Da Silva

ABSTRACT
O parasitoide de ovos Telenomus podisi é um importante agente de controle biológico do percevejo- marrom, Euschistus heros Fabricius (Hemiptera: Pentatomidae) na cultura da soja e tem potencial de ser utilizado no manejo desta praga. No entanto, para a realização da liberação massal de parasitoides, há demanda a criação de grandes quantidades de insetos, e para T. podisi a multiplicação é realizada em ovos frescos ou criopreservados de E. heros e quando necessário o desenvolvimento é acelerado/atrasado com manutenção dos insetos em câmaras climatizadas em diferentes temperaturas. Por isso, objetivou-se avaliar o desenvolvimento de T. podisi quando criados em ovos frescos e criopreservados submetidos a diferentes temperaturas. Os parâmetros avaliados foram parasitismo e viabiidade dos insetos nos diferentes tipos de ovos em quatro temperatura: 18, 25, 28 e 30 ºC. O parasitismo foi maior para ovos frescos (79,04%) em comparação a ovos crio preservados (61,48 %), assim como para a viabilidade que em ovos frescos foi de 35,36 % e estatisticamente melhor que em ovos criopreservados (20,51 %). Na questão da temperatura, a emergência foi estaticamente maior para 25 ºC (46,57%) e menor em 18 ºC (13,21 %). Assim, para a liberação inundativa de T. podisi é importante priorizar a criação em ovos frescos para multiplicação dos parasitoides e o uso de diferentes taxas de temperatura para antecipar ou retardar a emergência dos parasitoides deve ser utilizado de acordo com a necessidade, observando a redução dos parâmetros biológicos dos insetos. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marina Olbrick Marabesi 16-06-2022 08:00:38

Muito interessante o trabalho, parabéns!

Foto do Usuário Pedro Hiroshi Passos Ikuno 27-06-2022 18:08:52

Parabéns pelo trabalho! Possui alta relevância para as metodologias de criação de insetos, auxiliando na produção de insumos para o manejo integrado de pragas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.