AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DO CORTE MECANIZADO DE Eucalyptus NO SUDESTE DO PARÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrotech e desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 189


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Fratta Fritz , Roldão Carlos Andrade Lima , Ricardo Hideaki Miyajima , Qüinny Soares Rocha , Danilo Simões

ABSTRACT
A colheita da madeira é um fator relevante na cadeia produtiva de papel e celulose. Visto a importância de uma boa colheita, este trabalho objetivou avaliar se a qualidade do corte de madeira atende as recomendações para continuidade do processo produtivo, atrelado as exigências de certificação. O sistema analisado foi um sistema de toras curtas, em uma unidade produtiva contendo sete harvesters. A avaliação ocorreu durante o ano de 2020 e constou de oito parâmetros aos quais foram atribuídos pesos e uma nota final mensal a partir destes pesos. Devido à pandemia de COVID -19 não houveram avaliações durante os meses de abril e maio. Ao final da avaliação de qualidade do corte verificou-se que em dois dos meses avaliados a nota ficou abaixo da meta, porém a média final estava dentro da meta. Isto mostra que a operação das máquinas atingiu nível de qualidade de corte necessário para as exigências industriais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Valier Augusto Sasso Junior 08-06-2022 19:24:39

De inicío, parabenizo-os pelo resumo! Um tema muito interessante este, o qual refere-se a qualidade do processo e certificação. Atualmente podemos acompanhar a crescente importância da certificação para inúmeros setores produtivos, dentre eles, o setor florestal. Adorei a análise, indicando que está sendo mantida a qualidade e cumprem-se as exigências de corte. Uma sugestão seria prosseguir com esta análise em toda a cadeia produtiva de florestas plantadas, desde a aplicação no campo até o processamento final da madeira, seja em papel e celulose, serraria, dentre outras. Ademais, foi citado o impedimento de análises em certos meses devido a pandemia. Você acredita que esses meses podem ter afetado, de alguma forma, na análise? E, ainda, de que forma poderiamos diminuir a influencia de cascas agregadas às toras na qualidade do corte mecanizado?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.