artigos
Convibra Conference - Análise de Coliformes em Água de Rios e Poços em Curitibanos.
Análise de Coliformes em Água de Rios e Poços em Curitibanos.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Acessos neste artigo: 126


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Pucci Rosá , Gabrielle França Ribeiro , Letícia Gonçalves Camargo , Anna Beatriz Reis De Oliveira , Sonia Purin Da Cruz

ABSTRACT
A água é um recurso essencial para a vida terrestre. Entretanto, este recurso tão valioso pode atuar como um veículo de diversos microrganismos, como coliformes fecais, que são capazes de causar grandes prejuízos à saúde humana e animal, quando se encontra em condições precárias de saneamento. Isso é bem verificado principalmente em comunidades rurais, que não são abrangidas pelas redes de abastecimento de água tratada e esgoto. O presente trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica de rios e poços em Curitibanos (SC) de amostras procedentes do Rio Marombas, Rio Correntes, Rio Canoas e Rio Pessegueirinho, bem como, poços adjacentes aos mesmos, na primavera de 2021 e verão de 2022. Para as amostras provenientes de rios, as maiores concentrações de coliformes foram observadas no Rio Pessegueirinho em ambas as análises, com 1.100 100mL-1. Para as amostras oriundas de poços, os maiores valores foram encontrados nos poços adjacentes aos rios Canoas e Pessegueirinho, com até >16,0 100mL-1. Com os resultados, evidencia-se alto grau de contaminação por coliformes fecais nessas águas, o que representa riscos para a saúde dos consumidores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.