artigos
Convibra Conference - Composição Química e Atividade Antioxidante do Óleo Essencial Extraído de Resíduos do Fruto de Campomanesia Sp.
Composição Química e Atividade Antioxidante do Óleo Essencial Extraído de Resíduos do Fruto de Campomanesia Sp.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 11


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Loyz Sousa Assis , Grace Kelly Mizuno Flozino , Márcia Crestani Bin , Claudia Andrea Lima Cardoso , Eliana Janet Sanjinez-Argandoña

ABSTRACT
Campomanesia sp. é uma espécie nativa do Cerrado, considerada símbolo do Mato Grosso do Sul por ser abundante na região, apresenta frutos com propriedades nutricionais e sensoriais apreciadas pelo homem. Apesar da polpa ser utilizada na elaboração de sucos, sorvetes, geleias, seus resíduos são descartados. O presente estudo teve como objetivo avaliar a composição química e a atividade antioxidante do óleo essencial do subproduto da guavira. O resíduo do despolpamento do fruto da guavira representou 64% do fruto inteiro. O rendimento do óleo essencial obtido por hidrodestilação, do resíduo seco, foi de 0,35%. A composição química foi avaliada por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM), obtendo-se 31 componentes e sendo os majoritários: ?-pineno (16,93%), limoneno (16,70%), ?-ocimeno (10,58%) e ?-cariofileno (9,17%). A determinação da atividade antioxidante foi realizada pelo método de redução do ferro (FRAP), obtendo-se atividade 155,405 µmol sulfato ferroso g-1. Esses resultados sugerem que o óleo essencial extraído do resíduo do despolpamento do fruto de Campomanesia sp. têm potencial de aproveitamento e agregação de valor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcia Nalesso Costa Harder 05-06-2022 21:03:57

Interessante trabalho. Parabéns aos envolvidos!

Impressionante como os resíduos podem ser úteis na indústria através do reaproveitamento. Muito bom!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.