Caracterização Física de Genótipos de Tomateiro

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Horticultura;

Acessos neste artigo: 278


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriella Correia Gomes , Rafaela Rodrigues Pinheiro , Thiago Tatsuya Nicio , Juliano Tadeu De Vilela Resende , Nadiny Santos Muniz

ABSTRACT
O tomate é dentre as hortaliças a espécie mais cultivada no mundo, com grande importância socioeconômica. Os minitomates vêm ganhando destaque no mercado de hortaliças por apresentar praticidade no consumo, sabor adocicado e alto valor nutricional. No entanto, a baixa disponibilidade de cultivares de minitomates adaptados as diferentes condições climáticas do Brasil é fator limitante para a produção. Neste estudo, objetivou-se avaliar e identificar genótipos de tomateiro a partir da caracterização física dos frutos relacionando a influência de diferentes genes sobre a coloração e qualidade pós-colheita. Foram avaliados trinta e um genótipos em ambiente protegido e realizadas análises físico-químicas. A presença do gene “gf” (green flesh), promoveu maiores teores de sólidos solúveis nos materiais T1, T6, T9, T10, T30 e T31. Os genes “rin e nor” conferiu as linhagens T10, T18, T25, T26, T27, T28 e T32 maior firmeza dos frutos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Henrique Guilhon De Castro 15-06-2022 17:02:12

Parabéns aos autores pelo trabalho que contém informações relevantes para o melhoramento da cultura do tomate com base em características físicas dos frutos e qualidade pós-colheita.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.