artigos
Convibra Conference - CONTROLE DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA COM O USO DE BIOEXTRATOS VEGETAIS
CONTROLE DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA COM O USO DE BIOEXTRATOS VEGETAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fitopatologia;

Acessos neste artigo: 4


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luana De Souza Marinke , Danilo Pezzoto De Lima , Jair Garcia Neto , Gabriella Correia Gomes , Juliano Tadeu De Vilela Resende

ABSTRACT
A ocorrência de doenças está entre os principais fatores que limitam a produtividade da cultura da soja no Mundo. O controle normalmente é realizado por meio de agrotóxicos. Estudos com produtos alternativos, como bioextratos vegetais, para o controle dessas moléstias se faz necessário visando uma agricultura mais sustentável. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência do uso de bioextratos vegetais como forma alternativa de controle de doenças na cultura da soja. O experimento foi conduzido em ambiente protegido sob delineamento inteiramente casualizado, com 14 tratamentos com quatro repetições. As plantas foram pulverizadas com borrifador manual, em volume de calda equivalente a 150 L ha-1, nos estádios fenológicos V3, V5, R2 e R4, utilizando-se água não clorada e adjuvante. Foram avaliadas a ocorrência de mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum) e oídio (Microsphaera diffusa). Os extratos vegetais aplicados demonstraram controle efetivo sobre as doenças avaliadas, com destaque para os produtos ASP, Phytotrat e a associação deste com Titan FS.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.