artigos
Convibra Conference - USO DE EXTRATOS VEGETAIS E MANIPUEIRA NO CONTROLE DE Meloidogyne javanica EM JILOEIRO (Solanum gilo)
USO DE EXTRATOS VEGETAIS E MANIPUEIRA NO CONTROLE DE Meloidogyne javanica EM JILOEIRO (Solanum gilo)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Temas Correlatos: Fitopatologia;

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nathália Nascimento Guimarães , Lara Nascimento Guimarães , Rodrigo Vieira Da Silva , Henry Leonel Bueso Castro , Natália Costa

ABSTRACT
A meloidoginose é uma das principais doenças da cultura do jiloeiro que causam     redução significativa na produtividade. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extratos vegetais e da manipueira no controle de Meloidogyne javanica em jiloeiro. O experimento foi conduzido em condições de casa de vegetação. Foram aplicados os seguintes tratamentos: 1) controle (50 mL de água destilada), 2) extrato vegetal de capim-limão (ECL 50 mL, 0,3 g.mL-1), 3) manipueira (RMA 50 mL, 0,3 g.mL-1), 4) extrato vegetal de erva-de-santa-maria (EESM 50 mL, 0,3 g.mL-1), 5) extrato vegetal de mamona (EM 50 mL, 0,3 g.mL-1). Após 60 dias da inoculação, avaliaram-se as variáveis vegetativas: altura de planta (ALT), massa da matéria fresca de parte aérea (MFPA) e de raízes (MFR), massa da matéria seca de parte aérea (MSPA) e nematológicas: índice de galhas (IG) e número de ovos (NO). Não houve diferença estatística para ALT, MFPA, MFR e MSPA. No entanto, em relação a reprodução de M. javanica, o EESM (NO = 59.040 ovos) reduziu em 57,51% o NO do nematoide em relação ao tratamento controle (138.960 ovos). O ECL (NO = 71.725) com 48,38%, RMA (NO = 70.697) com 49,12% e EM (NO = 85.440) com 38,51% foram estatisticamente iguais. Conclui-se que o EESM foi o mais eficiente em reduzir a população de M. javanica, de modo que apresenta o potencial de ser utilizado como uma alternativa de controle deste nematoide.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.