artigos
Convibra Conference - PRODUTIVIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR NA TERCEIRA SOCA EM FUNÇÃO DA CALAGEM
PRODUTIVIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR NA TERCEIRA SOCA EM FUNÇÃO DA CALAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 14


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Daniel Rodrigues Da Silva , Mayra Alves Do Nascimento , Francisco Pereira Neto , Williams Alves Xavier , Elilson Gomes De Brito Filho

ABSTRACT
A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) é uma das culturas mais importantes em todo o mundo por causa de suas contribuições industriais. O manejo do solo com a calagem é fundamental antes da implantação do canavial, assim como, a escolha da variedade para favorecer a máxima produtividade e a rentabilidade do produtor. Portanto, objetivou-se avaliar a tonelada de colmo por hectare (TCH) de variedades de cana-de-açúcar (RB041443 e RB002754) na presença e ausência de calagem no quarto ciclo de produção. O experimento foi conduzido em delineamento experimental de blocos casualizadados em esquema fatorial 2 × 2, sendo o primeiro fator correspondente as variedades (RB041443 e RB002754), e o segundo a calagem (presença e ausência), em quatro repetições. As parcelas foram determinadas sob o fator da presença e ausência de calcário, enquanto que as subparcelas foram estabelecidas com duas variedades de cana-de-açúcar que se constituíram de quatro 
sulcos com 6 m de comprimento e espaçadas com 1,2 m. A produtividade das variedades RB041443 e RB002754 na presença do calcário foram de 70,9 e 62,7 t ha-1, respectivamente. As variedades avaliadas resultaram produtividade satisfatória no quarto ciclo de cultivo na presença da calagem. Na presença e ausência da calagem a maior produtividade foi da RB041443. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Kelly Hofsetz 06-06-2022 14:24:00

Só para ciência, já temos levantamentos de dados da safra de cana mais recentes da CONAB, inclusive com o último levantamento já disponível. Quanto à metodologia, achei um pouco confusa de ler. Talvez dividir em subseções melhore o entendimento do que é o material (e sua descrição) e quais foram os métodos usados (e suas descrições). Em relação aos resultados, não ficou claro para mim na Figura 1 se os dados apresentados se referem ao quarto ciclo (no título da Figura; no texto ficou claro), assim como não ficou claro quanto tempo dura cada ciclo (talvez esclarecer na metodologia). Por que a cana-soca apresenta uma redução natural de produtividade? (explicar um pouco). Uma dúvida: existem trabalhos semelhantes sendo feito (ou que já foram realizados) no Brasil? (achei que faltou uma comparação dos resultados obtidos aqui com resultados da literatura). Sobre as conclusões, achei que se restringiram muito aos resultados obtidos no trabalho, sem uma maior contextualização da importância da realização do trabalho para o setor. Obrigada e Parabéns aos autores!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.