Fertilização Nitrogenada na Cultura da Pitaya

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 169


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Denice De Oliveira Almeida , Francielli Letícia De Carvalho , Henrique Cesar Almeida

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes doses de nitrogênio aplicados em pitaya. O trabalho foi realizado em abrigo protegido em casa de vegetação com vasos distribuídos com 5 tratamentos e 6 repetições, totalizando 30 plantas. Os tratamentos foram divididos em T1 25 kg/ha de N, T2 100 kg/ha de N, T3 150 kg/ha de N, T4 200 kg/ha de N e T5 250 kg/ha de N. As variáveis analisadas foram: Número de brotações, Peso das brotações, Tamanho das brotações, Tamanho de raiz normal, Peso de raiz normal, Tamanho de raiz adventícia, Peso de raiz adventícia, Tamanho de cladódio, Peso de Cladódio. Os dados foram submetidos análise multivariada de componentes principais. A análise dividiu os dados em componente principal 1 com 45,2% da variabilidade dos dados e componente principal 2 com 32,9% da variabilidade dos dados. A adubação com 200 kg/ha de nitrogênio estabeleceu relação com maior diferença do peso dos cladódios, peso e comprimento de raiz normal e número de brotações. Por outro lado, a adubação com 25 kg/ha de nitrogênio promoveu relação com maior tamanho e peso de raízes adventícias e tamanho e peso de brotações. As adubações com 100, 150 e 250 kg/ha de nitrogênio obtiveram menores relações de efeito sobre as estacas de Pitaya. Os resultados obtidos sugerem um estímulo diferente de acordo com a dose da adubação nitrogenada em estacas de Pitaya.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Excelente

Foto do Usuário Elias Paulo Ednel Simas Dos Reis 07-06-2022 20:55:34

Parabéns pelo trabalho realizado, tendo em vista que a cultura da pitaya vem se expandindo pelo país, trabalhos como o seu ajudam na difusão de informações técnicas para a cultura

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.