artigos
Convibra Conference - Controle de Tiririca (Cyperus Rotundus) Por Métodos Alternativos
Controle de Tiririca (Cyperus Rotundus) Por Métodos Alternativos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 9


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Denice De Oliveira Almeida , Glória Renata Batista Otremba

ABSTRACT
Dentre todas as plantas daninhas existentes, a tiririca (Cyperus rotundus) é uma das que mais se destaca em dificuldade de manejo, pois é causadora de grandes prejuízos, tanto economicamente para o produtor quanto nutricionalmente para a cultura principal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os métodos alternativos na supressão da tiririca. O experimento foi conduzido a campo, na propriedade rural Chácara Anjo Azul, localizada no município de Foz do Iguaçu. O experimento foi realizado em delineamento em blocos ao acaso. Composto por 5 tratamentos e 4 repetições, sendo o T1 sem nenhum tipo de controle; T2 método de solarização 1; T3 método de solarização 2; T4 método de cobertura com palhada e T5 aplicação de óleo essencial de Alecrim-pimenta a cada 15 dias, totalizando 20 unidades amostrais. As variáveis analisadas foram massa úmida, massa seca, número de hastes e altura de plantas. Pode-se concluir que os resultados obtidos mostraram que todos os tratamentos contribuíram de forma significativa no controle da infestante tiririca em comparação ao método sem tratamentos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Macedo Ferreira 20-06-2022 22:05:23

Excelente trabalho. Realizamos aqui na minha região (Cáceres/MT) uma pesquisa em áreas produtoras de hortaliças e a tiririca era a que tinha a maior taxa de infestação. Pesquisas como essa é de suma importância, tendo em vista a dificuldade no controle e altas taxas de infestações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.