artigos
Convibra Conference - Impacto da Utilização do Controle Comportamental de Spodoptera Frugiperda na Entomofauna Benéfica em Milho
Impacto da Utilização do Controle Comportamental de Spodoptera Frugiperda na Entomofauna Benéfica em Milho

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 1


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniel Mariano , Daniel De Lima Alvarez , Regiane Cristina De Oliveira , Ancideriton Antonio De Castro

ABSTRACT
Atualmente uma das pragas de grande destaque em diversas culturas, principalmente no milho, é a Spodoptera frugiperda e diante da dificuldade de manejar esta praga somente com o controle químico, alternativas mais sustentáveis vêm sendo exploradas neste contexto. Sendo assim, o objetivo do estudo foi avaliar o impacto da utilização do controle comportamental de S. frugiperda na entomofauna benéfica presente na cultura do milho. A coleta de insetos foi realizada através da utilização de armadilhas luminosas espalhadas em áreas tratadas e não tratadas. A partir da triagem dos insetos coletados foi observado uma redução da captura de insetos fitófagos nas áreas tratadas, bem como a redução no número de S. frugiperda coletadas nestas mesmas áreas. Além disso, foi possível observar que o número de insetos benéficos nas áreas tratadas foi maior. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização de feromônio de S. frugiperda em área de cultivo de milho impactou de forma positiva na entomofauna benéfica do local. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.