Impacto da Utilização do Controle Comportamental de Spodoptera Frugiperda na Entomofauna Benéfica em Milho

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 285


Certificado de publicação:
Certificado de Regiane Cristina De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniel Mariano , Daniel De Lima Alvarez , Regiane Cristina De Oliveira , Ancideriton Antonio De Castro

ABSTRACT
Atualmente uma das pragas de grande destaque em diversas culturas, principalmente no milho, é a Spodoptera frugiperda e diante da dificuldade de manejar esta praga somente com o controle químico, alternativas mais sustentáveis vêm sendo exploradas neste contexto. Sendo assim, o objetivo do estudo foi avaliar o impacto da utilização do controle comportamental de S. frugiperda na entomofauna benéfica presente na cultura do milho. A coleta de insetos foi realizada através da utilização de armadilhas luminosas espalhadas em áreas tratadas e não tratadas. A partir da triagem dos insetos coletados foi observado uma redução da captura de insetos fitófagos nas áreas tratadas, bem como a redução no número de S. frugiperda coletadas nestas mesmas áreas. Além disso, foi possível observar que o número de insetos benéficos nas áreas tratadas foi maior. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização de feromônio de S. frugiperda em área de cultivo de milho impactou de forma positiva na entomofauna benéfica do local. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alessandro Bandeira Dalbianco 01-06-2022 21:13:31

Excelente trabalho!! Os resultados do trabalho demonstrou ser muito importante, pois mostra a utilização de feromônios como uma ferramenta relevante no controle desta praga. Parabéns aos autores!!

Foto do Usuário Pedro Hiroshi Passos Ikuno 27-06-2022 18:27:49

Parabéns pelo trabalho! Altamente relevante, demonstrando a eficiência do uso de feromônio como outra estratégia de manejo integrado de pragas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.