artigos
Convibra Conference - Levantamento do Componente Arbóreo Presente nos Hospitais da Cidade de Patos, Pb.
Levantamento do Componente Arbóreo Presente nos Hospitais da Cidade de Patos, Pb.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 6


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roberta Patrícia De Sousa Silva

ABSTRACT
A influência dos elementos arbóreos no conforto e saúde da população em espaços públicos, é bastante reconhecida atualmente. Dentre estes espaços públicos está a rede hospitalar da cidade de Patos, composta por quatro hospitais. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi realizar o levantamento das espécies existente na rede hospitalar da cidade de Patos, Paraíba. A medição da altura e circunferência dos indivíduos foi realizada com vara graduada e fita métrica. No levantamento realizado na rede hospitalar da cidade de Patos PB, encontrou-se 109 indivíduos distribuídos em 11 famílias botânicas e 14 espécies. As espécies exóticas juntas obtiveram um percentual de (89,7%), de indivíduos encontrados nos três hospitais. Em todos os hospitais a maioria dos exemplares presentes apresentaram-se em estado de jovem para médio porte. A arborização da rede hospitalar de Patos é em quase toda sua totalidade constituída por espécies exóticas, principalmente Azadirachta indica A. Juss (nim).  Recomenda-se o acompanhamento de um profissional da área como um Engenheiro Florestal para a implantação de um projeto de arborização nesses ambientes que vise a diversificação de espécies.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Valier Augusto Sasso Junior 08-06-2022 19:53:14

A começo, parabenizo-a, Roberta, pela resumo bem redigido e de tema muito importante! Acredito que há necessidade de haver mais trabalhos a respeito da arborização urbana, justamente pelos pontos apresentados por você, como a baixa diversidade de espécies que são implantadas na cidade, sendo elas dificilmente espécies nativas e, ainda, podem não receber a manutenção adequada. Então, sugiro uma continuação dessa linha de pesquisa, quiçá levantando árvores de bairros ou escolas. De toda forma, quanto a elevada presença de espécies exóticas sendo implantadas na arborização urbana, como poderia ser contornada ou reduzida? De que maneira poderiamos levar às pessoas (especialmente, figuras públicas) a importância de valorizarmos uma espécie nativa na arborização urbana?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.