artigos
Convibra Conference - Adubo Orgânico Alternativo a Base de Caroços de Açaí
Adubo Orgânico Alternativo a Base de Caroços de Açaí

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 5


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roberta Patrícia De Sousa Silva

ABSTRACT
Após a extração da polpa do açaí (Euterpe oleracea), ocorre o acúmulo de resíduos sólidos, como os caroços. O objetivo do trabalho foi propor o reaproveitamento do caroço no processamento de açaí como substrato na produção de mudas. O experimento foi desenvolvido no viveiro do Consórcio Estreito Energia de Estreito, MA, utilizando sementes da espécie nativa Myracrodruon urundeuva Allemão. Os caroços foram coletados e posteriormente triturados, parte deles não foram carbonizados e a outra parte foi carbonizada. Os substratos carbonizados e não carbonizados foram misturados ao solo em diferentes proporções tendo como referência o volume do tubete, resultando em 8 tratamentos, e 9 ao todo com a testemunha. Os efeitos dos diferentes tratamentos foram medidos após 15 e 30 dias de germinação, utilizando-se variáveis morfológicas como altura (HT), diâmetro do coleto (Dc) e número de folhas (NF). Aos 15 dias após a germinação, a testemunha (T0) apresentou diferenças significativas para todas as variáveis morfológicas observadas, porém não diferiu dos tratamentos com a presença dos substratos T4, T6 e T8 quanto à altura. Aos 30 dias a mesma tendência foi observada com a testemunha (T0) obtendo resultados superiores para as variáveis altura e N.folhas, porém para o diâmetro do colo, apresentou diferenças significativas apenas para os tratamentos T1, T2, T4 e T6, e não diferiu dos demais. Os resíduos de açaí utilizados como substrato, se mostraram ineficazes em relação aos parâmetros avaliados quando comparados a testemunha (T0) apenas com solo local.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nathália Nascimento Guimarães 02-06-2022 19:07:07

Parabéns seu trabalho é muito interessante! Gostaria de saber se foi observado algum sintoma de deficiência de nutrientes nas plantas de aroeira com os adubos carbonizados e não carbonizados de caroço de açaí?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.