artigos
Convibra Conference - Avaliando o Método de Escarificação Física Para Quebra de Domência em Tecas: Uma Experiência no Campo
Avaliando o Método de Escarificação Física Para Quebra de Domência em Tecas: Uma Experiência no Campo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Biotecnologia

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 7


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Rodrigues De Oliveira

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar dois métodos para promover germinações mais precoces e eficientes na semeadura de arbóreas tecas (Tectona grandis), para tanto, foi desenvolvido em uma estufa de ambiente monitorado particular em uma propriedade localizada próximo a cidade de Ariquemes/RO acompanhada durante 45 dias. Foram submetidas 100 sementes de tecas, selecionando as mais uniformes quanto a idade, tamanho e formato, e então, testou-se um tratamento para melhorar indução a germinação das sementes, sendo a testemunha 1 (T-1), plantio de 50 sementes sem remoção de tegumento, e, tratamento 2 (T-2), plantio de 50 sementes com escarificação de tegumento. Ambas as amostras foram emergidas em água durante 32 horas antes do tratamento e semeadura. Observou-se que, a taxa de germinação maior foi na testemunha, bem como o relativo desenvolvimento dos órgãos como folhas raízes. Já no tratamento B, houve menor taxa na germinação além de retardo.
Palavras-chave: Germinação; Silvicultura; Tectona grandis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.