Uso de variáveis climáticas na estimativa de Cercosporiose do cafeeiro para Patrocínio/MG

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Fisiologia e Produção Vegetal;

Acessos neste artigo: 288


Certificado de publicação:
Certificado de Camila Domingos Cabral

Certificado de participação:
Certificado de Camila Domingos Cabral

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camila Domingos Cabral , Felipe César Padilha , Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido , Geraldo Gomes De Oliveira Júnior , Fábio Dos Santos Corsini

ABSTRACT
A cafeicultura é uma das principais atividades do agronegócio brasileiro, sendo cada vez mais acometida ao ataque de doenças. O objetivo deste trabalho foi estimar a incidência de Cercosporiose do café no município de Patrocínio, Minas Gerais, em função de variáveis climáticas. Foram coletados dados de incidência de Cercosporiose de Boletins Fitossanitários da Procafé e informações climatológicas da plataforma NASA/POWER. Os dados foram submetidos a uma Regressão Linear Múltipla. O modelo criado para estimar a incidência da doença passou por avaliações e não é considerado satisfatório. As variáveis climáticas que demonstraram maior influência na previsão da Cercosporiose do café para esta localidade foram temperatura média do ar e pressão de vapor de saturação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paloma Trevisan Pandolfo 14-06-2022 22:16:41

Parabéns pelo trabalho! E minha pergunta é o seguinte, como vocês acham que o trabalho tem a agregar no setor cafeeiro e para as questões climáticas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.