artigos
Convibra Conference - Influência da Compactação do Solo na Produtividade da Soja na Região de Tangará da Serra-MT
Influência da Compactação do Solo na Produtividade da Soja na Região de Tangará da Serra-MT

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 6


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Welyton Moreno Gomes , Roberto Antonio Savelli Martinez , Adalberto Santi , Marcus Vinícius Gonçalves Lima , Marcio Osvaldo Lima Magalhães

ABSTRACT
O trabalho foi realizado na fazenda Pitanga no municipio de Tangara da Serra-MT, e teve o objetivo de avaliar a influência da compactação do solo sobre a produtividade da cultura da soja. Foram avaliadas em diferentes profundidades as características físicas do solo resistência a penetração e densidade em duas áreas, uma onde foi realizada subsolagem (Área A) e outra com suspeita de compactação (Área B). Também se avaliou as características agronômicas da cultura da soja, sendo altura de planta, altura de inserção da 1° vagem números de nós e produtividade. Foram constatados resultado significativos para resistência a penetração, densidade e altura de plantas. E concluiu-se que na área B demostrou nível de compactação mais elevado que a área A. o nível de compactação encontrado na área B não influenciou o crescimento do sistema radicular e nem a produtividade da soja.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fabiana Schmidt 30-05-2022 09:36:09

O trabalho traz informações importantes. No entanto, sugiro na seção material e métodos descrever melhor os manejos e uso do solo utilizados nas áreas A e B para facilitar o entendimento dos resultados apresentados posteriormente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.