Zoneamento Climático de Coffea Canephora no Brasil e os Cenários Climáticos do Ipcc

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 292


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pedro Antonio Lorençone , João Antonio Lorençone , Rafael Fausto De Lima , Guilherme Botega Torsoni , Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho é identificar áreas aptas ao cultivo do Coffea canephora para todo o Brasil nos cenário de mudanças climáticas do CMIP 5. O trabalho foi realizado para todo o Brasil, sendo utilizado dados de temperatura do ar média anual, temperatura do ar média de  novembro, temperatura do ar média do mês mais frio e déficit hídrico médio anual acumulado, obtidos do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP) do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil -INMET (Brasil, 1992), no período de 1960-2020. Ainda, para obtenção dos dados climáticos futuros foi utilizado o modelo climático o BCC – CSM 1.1 com resolução de 125 x 125 km, coletados da plataforma WordClim 2 para 2041 até 2080, utilizando os cenários Representative Concentration Pathway (RCP) 2.6, 4.5, 6.0, 8.5. As possíveis mudanças climáticas podem causar um impacto negativo na cultura do cafeeiro canephora em todos os cenários RCPs do CMIP5 estudados. Os cenários do modelo BCC – CSM 1.1 apresentam redução no total de áreas aptas ao cultivo do cafeeiro no Brasil, com redução média de 65%. Rondônia e Bahia foram os estados com maior impacto das mudanças climáticas sobre os cafeeiros canephoras, visto que os mesmos apresentaram grande redução nas áreas aptas ao desenvolvimento da cultura. Atualmente os dois estados são grandes produtores de Coffea canephora, podendo dessa forma comprometer diretamente economia dessa região. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Este trabalho é muito relevante. Excelente abordagem. Esse conteúdo deve ser expandido de modo que haja transmissão de tecnologia para outros países como Moçambique.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.