artigos
Convibra Conference - APLICAÇÃO DA NBR 15515-1 EM UMA FAZENDA PRODUTORA DE GRÃOS NO MT
APLICAÇÃO DA NBR 15515-1 EM UMA FAZENDA PRODUTORA DE GRÃOS NO MT

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 6


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca Nathiele Favetti Chagas , Roberto Antonio Savelli Martinez , Miriam Hiroko Inoue , Marcus Vinícius Gonçalves Lima , Marcio Osvaldo Lima Magalhães

ABSTRACT
Na região da Chapada dos Parecis(MT) encontra-se atualmente um dos polos agrícolas mais significativos do estado. Para execução das atividades agrícolas nessas grandes áreas fez-se necessário adaptar estruturas de armazenamento de produtos, estoque de combustível, oficina para conserto de máquinas. Essas atividades, em sua maioria, podem ser consideradas passivas de contaminação, devido aos resíduos que podem gerar. O trabalho foi realizado em uma fazenda agrícola no município de Tangará da Serra no estado de Mato Grosso. Nela foi simulado a aplicação da NBR 15515-1. Verificou-se que de acordo com o CNAE existem 81 estabelecimentos cadastrados que realizam as atividades de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Desses 81 estabelecimentos 19 estão ligados diretamente a produção de lavouras temporárias, permanentes e produção florestal. Na fazenda foram identificadas algumas atividades secundárias como oficinas de manutenção de máquinas e implementos, armazém e depósitos de embalagens cheias e vazias de defensivos utilizados na lavoura, posto de abastecimento, caixas de decantação, garagem para implementos e maquinários e barracão para lavagem de veículos e implementos. O trabalho demonstrou a importância da aplicação e fiscalização da norma 15515-1 em áreas agrícolas, visto que nelas são exercidas atividades potencialmente poluidoras que podem prejudicar o meio ambiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paloma Trevisan Pandolfo 09-06-2022 00:30:24

Trabalho muito interessante, parabéns aos autores, e gostaria de saber se vocês acreditam que a norma condiz com a realidade enfrentada, se acreditam que alguns alíneos poderiam ser alterados?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.