MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O ZONEAMENTO AGRÍCOLA DO CAFÉ NO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 292


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

João Antonio Lorençone , Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido , Rafael Fausto De Lima , Guilherme Botega Torsoni , Pedro Antonio Lorençone

ABSTRACT
O objetivo desse estudo é realizar o zoneamento climático para o cultivo de café arábica em diferentes cenários de mudanças climáticas preconizados pelo IPCC, visando mensurar o impacto futuro do clima nos cafeeiros brasileiros. O trabalho foi realizado para todo o Brasil, sendo utilizado dados de temperatura do ar média anual, temperatura do ar média do mês de novembro, temperatura do ar média do mês mais frio e déficit hídrico médio anual acumulado, obtidos do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP) do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil -INMET (Brasil, 1992), no período de 1960-2020. Ainda, para obtenção dos dados climáticos futuros foi utilizado o modelo climático o BCC – CSM 1.1 com resolução de 125 x 125 km, coletados da plataforma WordClim 2 para 2041 até 2080, utilizando os cenários Representative Concentration Pathway (RCP) 2.6, 4.5, 6.0, 8.5. O Brasil apresenta estações bem definidas regionais, sendo normalmente verão úmido e quente, e inverno frio e seco. O País demonstrou uma grande variabilidade climática dentre as regiões, sendo o Nordeste a região com maiores valores para temperatura do ar e déficit hídrico, por outro lado a região Norte concentrou os menores volumes de déficit hídrico e a região sul se caracteriza pelas menores temperaturas do ar encontradas no país. Todos os cenários futuros de mudanças climáticas demonstraram redução no total de áreas aptas ao cultivo do cafeeiro no Brasil, com redução média de 50%. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álvaro José Back 31-05-2022 11:08:59

Trabalho interessante e reforça a preocupação com as mudanças climáticas e os impactos na agricultura

Foto do Usuário Nelson Janfar Americo Janfar 31-05-2022 17:50:44

As questões climáticas têm sido na actualidade cada vez mais imprevisíveis. O agricultor tinha um conhecimento empírico e que lhe oferecia muita segurança no acto da planificação das suas actividade. Como contornar os cenários actuais de constante mudanças climáticas?

Foto do Usuário Cristina Pandolfo 20-06-2022 09:25:44

Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber, para qual período é a projeção dos cenários meteorológicos futuros utilizados. Grata.

Foto do Usuário Fernanda Macedo Ferreira 20-06-2022 21:55:13

Parabéns pelo trabalho. As mudanças climáticas tem impactado todo o setor produtivo.

Foto do Usuário Leonardo Siega Fernandes 05-07-2022 21:14:46

Trabalho muito interessante. Aborda um ponto muito importante nas atividades agrícolas, que são as mudanças climáticas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.