Programa de Computador Para Recomendação e Adubação da Cultura da Cebola

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 324


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Álvaro José Back , Claudinei Kurtz

ABSTRACT
A produtividade da cultura da cebola depende da interação de vários fatores, entre os quais se destaca o manejo da fertilidade do solo. A adubação adequada afeta não somente a produtividade, mas também o tamanho e a qualidade dos bulbos de cebola, bem como a resistência a doenças. Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais facilidades implementadas no programa AdubaCebola 1.0 e divulgar essa tecnologia disponibilizada gratuitamente. O programa foi desenvolvido em linguagem Delphi 10.3, programado para ambiente Windows. O programa está disponível para “download” no sítio da Epagri:  http://docweb.epagri.sc.gov.br/pub/AdubaCebola1.exe. O programa AdubaCebola contém nove abas (Figura 1) que são denominadas conforme: i)Entrada de dados; ii) Calagem; iii) Doses macro e micro; iv) Definição da adubação; v) Calendário de adubação; vi) Relatórios; vii) Selecionar adubos; viii) Fotos; ix) Sobre. O programa AdubaCebola 1.0 é uma ferramenta que contribui para a difusão das tecnologias geradas pela pesquisa sobre Adubação e fertilidade da cultura da cebola. As rotinas de cálculo implementadas permitem ao usuário realizar as recomendações de adubação atendendo aos critérios técnicos e também selecionar uma opção mais econômica considerando os custos locais dos adubos

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fabiana Schmidt 30-05-2022 09:14:36

Excelente trabalho. Apresenta um programa completo que facilita as recomendações de adubações para cultura da cebola.

Foto do Usuário Alessandro Bandeira Dalbianco 01-06-2022 20:47:44

O trabalho aborda um assunto bastante relevante nos dias atuais, com plataformas gratuitas para interpolação de dados.

Foto do Usuário Thamires Da Silva 05-06-2022 13:48:34

Olá, devo parabenizá-los pelo excelente trabalho desenvolvido! Os ganhos sociais e econômicos que o “AdubaCebola” poderá trazer é de imensa contribuição para a sociedade, ademais, ao me deparar com o estudo, pude entender a existência de uma demanda por novas tecnologias e melhorias nos processos de aplicação e adubação da cultura da cebola. Entretanto, assim como existe no programa uma opção de ''Selecionar adubos'', o qual permite a seleção do melhor adubo mineral e orgânico a ser utilizado, gostaria de saber se é cabível acrescentar uma opção de possíveis cultivares de melhoramento genético de cebola que poderiam ser usados durante todo o processo? Por fim, fica como sugestão identificar e apontar outros fatores que afetam a produtividade da cultura da cebola, a fim de explorá-los dentro do programa.

Foto do Usuário David Reado Setane Mufume 11-06-2022 11:03:32

Parabéns aos autores pelo trabalho! Como sugestão, seria interessante o desenvolvimento do mesmo programa para dispositivos moveis.

Foto do Usuário Thais De Paula Lopes 12-06-2022 12:03:50

Parabéns! Excelente trabalho!!

Foto do Usuário Gabriella Correia Gomes 13-06-2022 12:24:31

Parabéns aos autores pelo excelente trabalho! O trabalho desenvolvido é muito relevante em razão de promover a sustentabilidade dos sistemas agrícolas, com técnicas inovadoras de manejo.

Foto do Usuário Daniel Suek Zanin 15-06-2022 21:55:13

Gostaria de parabenizar aos autores por este trabalho. Iniciativas como esta, de desenvolver um programa computacional para tornar as tomadas de decisão mais ágeis e precisas, como no caso da adubação e calagem, são muito bem-vindas. Uma ótima ferramenta para buscar a máxima eficiência técnica e econômica.

Foto do Usuário Hayver Olaya Tellez 16-06-2022 11:40:33

Parabéns pelo trabalho, só uma duvida tentei entrar no site e não consegui ''http://docweb.epagri.sc.gov.br/pub/AdubaCebola1.exe.''

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.