artigos
Convibra Conference - Os Desafios da Comercialização Agrícola no Aumento da Renda Familiar, Um Caso de Estudo do Distrito de Ribaué, Província de Nampula
Os Desafios da Comercialização Agrícola no Aumento da Renda Familiar, Um Caso de Estudo do Distrito de Ribaué, Província de Nampula

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 7


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Janfar

ABSTRACT
A comercialização agrícola desempenha um papel importante na economia nacional, e em particular, para a melhoria das condições de vida da população Moçambicana, da qual cerca de 80% vive da agricultura. Mas, por outro lado coloca-se a situação da renda resultante desta actividade para sustentação familiar que dia a pós dia tem sido quase insignificante. Há factores associados, que afectam o rendimento das famílias do Distrito de Ribaue que praticam a comercialização agrícola como fonte de sustento e satisfação das suas necessidades. Um caso concreto coloca-se a questão das infra-estruturas económicas necessárias para a dinamização de todo o processo de produção e comercialização agrícola. Neste sentido, o presente trabalho os desafios da comercialização agrícola no aumento da renda familiar, analisar os factores envolventes da comercialização agrícola que impactam na renda familiar da população do Distrito de Ribaue. O quadro teórico enfatiza que o estado da infra-estrutura de transporte determina a que custo o produto se deslocará até ao mercado, sugerindo que se este for alto os ganhos dos produtores tenderão a reduzir. Num outro ponto de vista, o quadro teórico enfatiza que as estradas são vitais na comercialização agrícola na medida em que ditam as condições de acessibilidade aos mercados e os ganhos dos intervenientes da comercialização agrícola. O incentivo fiscal, a questão da política de preços, o acesso ao mercado, a capacidade de aquisição de insumos agrícolas, em especial a semente melhorada também aparecem como elementos de destaque neste estudo. Daqui, pode-se entender que existem diversidades de factores que devem ser elementos a compreender e a tomar em consideração no desenvolvimento de uma actividade de comercialização agrícola com um olhar direccionado no aumento da renda familiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Luan Tonelli 30-05-2022 16:07:15

Parabéns pelo trabalho. Acredito muito na diversificação de atividades produtivas dentro de uma propriedade para geração de novas formas de renda ao produtor, ou até mesmo no multiprocessamento da produção. Concorda?

Foto do Usuário Elias Paulo Ednel Simas Dos Reis 07-06-2022 20:50:54

Parabéns pela pesquisa, concordo com o comentário acima, a diversificação de produtos numa propriedade familiar é uma grande ajuda na geração de renda.

Foto do Usuário Glória Da Graça Marrile 09-06-2022 21:30:12

Parabéns pelo trabalho. O investimento em infraestruturas como estradas reduz os custos na produção e comercialização agrícola. Investimentos direcionados a infraestruturas de armazenamento e processamento de produtos agrícola aumenta a resiliência das comunidades em períodos de escassez dos produtos agrícolas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.