TAXA DE ACÚMULO DE BIOMASSA NA PRODUÇÃO CASEIRA DE BROTOS DE CINCO ESPÉCIES VEGETAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 327


Certificado de publicação:
Certificado de Henrique Guilhon De Castro
Certificado de Gabriel Gonçalves Di Giuseppe Estanislau

Certificado de participação:
Certificado de Henrique Guilhon De Castro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Henrique Guilhon De Castro , Larissa Marcia Zambom Bertoli De Carvalho , Isabela Rocha Botelho , Thais De Paula Lopes , Gabriel Gonçalves Di Giuseppe Estanislau , Hugo De Andrade Guimarães

ABSTRACT
Os brotos são alimentos altamente nutritivos e na sua produção não se utiliza nenhum tipo de adubo ou defensivo, utilizando apenas as reservas armazenadas nas sementes para o seu crescimento. Este estudo teve por objetivo estudar a taxa de acúmulo de biomassa fresca na produção caseira de brotos de cinco espécies (alfafa, feno-grego, feijão moyashi, feijão azuki e lentilha) em cinco épocas de coleta de dados (1, 2, 3, 4 e 5 dias após início do experimento). Nas espécies alfafa e feno grego foi utilizado o método na presença de luz e nas espécies feijão moyashi, feijão azuki e lentilha, o método na ausência de luz. No método na presença de luz, após a germinação das sementes as sementes foram transferidas para uma bandeja plástica onde foi realizada a irrigação dos brotos duas vezes por dia. No método na ausência de luz foi utilizado um pote de vidro com capacidade de 1 L para germinação e crescimento dos brotos e a irrigação foi realizada uma vez por dia. Em todas as espécies estudadas observou-se que a biomassa fresca aumentou linearmente em função do tempo com o ajuste do modelo linear. Verificou-se que a alfafa teve a maior taxa de acúmulo de biomassa, 53,05 gramas/ dia e a lentilha apresentou a menor taxa de acúmulo de biomassa, 13,25 gramas/dia. A partir dos resultados obtidos no presente estudo, constatou-se que a produção de brotos doméstica possui alto potencial para o fornecimento de alimentos de qualidade para a população urbana e podem ser produzidos nas próprias residências dos consumidores com a redução do custo do transporte. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe Tote Nunes Pontes 05-07-2022 15:42:39

Muito interessante o tema explorado. Considerando o cenário atual, onde vemos aumentar a demanda por alimentos nutritivos, saudáveis e acessíveis.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.