PRECONCEITOS E OBSTÁCULOS ENFRENTADOS POR MULHERES NA LIDERANÇA EM GESTÃO PÚBLICA DE PEQUENAS CIDADES DA ALTA PAULISTA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 300


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luana Maia Woida , Angélica Da Silva Santos Fonseca

ABSTRACT
O tema proposto para esta pesquisa é a liderança feminina, mais precisamente os preconceitos, dificuldades, discriminações e obstáculos enfrentados por mulheres que ocupam cargos de liderança no trabalho. Tem como problema de pesquisa central: Quais são os preconceitos pelos quais as líderes mulheres em cargos públicos passam na atuação profissional em pequenas cidades? Esta pesquisa se justifica pela necessidade de que as organizações tem de abolir de seu ambiente de trabalho todo e qualquer tipo de preconceito, com a finalidade de minimizar problemas nos relacionamentos interpessoais, aumentar a qualidade do serviço prestado e de proporcionar um bom ambiente de trabalho, e com isso, elevar sua eficiência e produtividade. A metodologia usada consistiu em uma revisão de literatura que compôs o quadro teórico, e também um questionário fechado do tipo Escala de Likert, contendo 12 afirmativas que foram respondidas por mulheres com características que se enquadram no objetivo desta pesquisa. Os resultados indicam que ainda existem preconceitos, no entanto, no setor público, ocorrem em menor proporção, cujas discriminações que ainda acontecem são uma violência praticada de forma velada. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernando Rufino De Barros 09-11-2022 22:55:32

Temática de grande importância. Seria interessante a aprofundar com uma pesquisa qualitativa no sentido de identificar possíveis ações mitigadoras pelas organizações.

Foto do Usuário Joselia Rita Da Silva 25-11-2022 11:42:49

O trabalho é bem estruturado, organizado e redigido. A temática é relevante e atual permitindo boas reflexões e apontamentos para trabalhos futuros. Parabéns pelo artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.