artigos
Convibra Conference - A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE COMPLIANCE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE COMPLIANCE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 76


Certificado de publicação:
Certificado de Juliane Vulczak

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliane Vulczak

ABSTRACT
O Compliance é um tema de grande destaque em se tratando das adversidades causadas pela corrupção. Se bem aplicado, levando em consideração seus principais pilares, trata-se de um grande mecanismo de prevenção de riscos, cometimento de atos ilícitos e de manutenção de irregularidades, pois baseia-se em princípios de ética e integridade. Compliance é sinônimo de estar em conformidade com as leis e regulamentos, o que é mais do que essencial em qualquer organização. Logo, tendo em vista a problemática da corrupção no cenário público brasileiro, a implantação desse conceito por meio de um programa de compliance na administração pública mostra-se indispensável. Apesar dos desafios no processo de elaboração do programa, seus benefícios no que tange à criação de uma cultura organizacional íntegra e uma equipe comprometida com o cumprimento das leis e regras, se mostram bem maiores e proveitosos. 

PALAVRAS-CHAVE: compliance; corrupção; administração pública. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernando Rufino De Barros 09-11-2022 17:42:36

O tema é relevante e bem atual. O estudo esta bem estruturado, mas sugiro trazer alguns autores para a construção da introdução, dando maior rigor. Tem um estudo de ''Sibille e Serpa (s.d.)'' que está sendo bem mencionado no artigo, mas não saiu o ano que é 2016. Senti falta de uma tabela apresentando os 13 artigos mencionados na metodologia e encontrados na busca. Sugiro também acrescentar mais artigos científicos, principalmente na seção em que se constrói o referencial teórico.

Foto do Usuário Joselia Rita Da Silva 25-11-2022 11:03:20

O tema é oportuno e relevante. Está bem organizado e escrito. A titulo de melhorias, sugere-se evitar o uso de ''Apud'' recorrentes no texto que são provenientes de literatura de fácil acesso no meio acadêmico. Na metodologia, a descrição dos textos utilizados para análise podem elucidar melhor as escolhas e evidenciar mais claramente os resultados. Parabéns pelo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.